QUALIDADE NA TV
NBC
A segunda noite de sábado de transmissão dos jogos da liga de futebol americano XFL – fruto da aliança entre NBC e Federação Mundial de Luta Livre – revelou-se um desastre para a emissora: os índices de audiência despencaram e o jogo se prolongou até tarde, atrapalhando a exibição do Saturday Night Live, que atrasou 45 minutos.
O fiasco alastrou-se para os gabinetes NBC. Lorne Michaels, produtor-executivo de Saturday Night Live, dizem, ficou enfurecido com o estrago que a XFL causou a seu show. De acordo com Bill Carter [The New York Times, 13/2/01], conhecidos de Michaels dizem que ele ficou tão bravo por não entrar no ar ao vivo às 23h30 que pensou em pedir à emissora que transmitisse uma reprise.
Dick Ebersol, presidente da NBC Sports, disse no dia 12 de fevereiro que a emissora faria alterações na XFL da semana seguinte para tentar assegurar o término dos jogos na hora marcada. A primeira falha da XFL foi ficar fora do ar 90 segundos porque acabou o combustível de dois geradores. Mais tarde, um jogador quebrou a perna e ficou imóvel no campo por 14 minutos, até ser removido por uma ambulância. Por fim, houve prorrogação.
Michaels estava em Nova York, no estúdio de Saturday Night Live, esperando pelo fim do jogo. Quando ficou óbvio que haveria prorrogação iniciou seu programa no horário de sempre, mas o "live" –ao vivo – característico do programa e ostentado até no nome virou uma ironia. Muitos atores, e também Jennifer Lopez, a convidada da noite, nem ficaram sabendo.
A NBC é particularmente grata a Michaels por ter ajudado a emissora a encarar uma crise competitiva quando a CBS lançou seu sucesso Survivor II na melhor noite da NBC, quinta-feira.
Qualidade na TV – próximo texto
Qualidade na TV – texto anterior