MONITOR DA IMPRENSA
THE NEW YORK POST
O New York Post está se desfazendo de seu jornal especial semanal de esportes, após 10 meses de existência. Segundo o publisher Ken Chandler, a medida é decorrência do "atual clima econômico". O fim do New York Post Sports Week resulta em perda de seis empregos, afirma Paul D. Colford [New York Daily News, 7/4/01].
O Sports Week era anunciado destacadamente no Post, mas estava tendo uma média de circulação bem baixa, de 42 mil exemplares. Chandler afirmou que o fechamento do jornal "não afeta em nada a cobertura esportiva do jornal diário."
O evento coincidiu com o período no qual a empresa-mãe, a News Corp., teve que dar detalhes sobre as finanças do Post para reguladores federais, devido aos planos da companhia em comprar a Chris-Craft Industries.
THE INDUSTRY STANDARD
Uma porta-voz da versão européia da revista norte-americana The Industry Standard disse à Reuters (10/4/01) que a publicação será suspensa a partir da edição de 16 de abril.
O sítio europeu da revista continuará funcionando, segundo a porta-voz. A equipe também continuará colaborando com a revista.
Na semana passada, o International Data Group (IDG) disse que estava discutindo com outras companhias a possibilidade de comprar parte da Industry Standard Europe, lançada em outubro último. Ainda no dia 10 de abril, o IDG disse que está lançando a New Economy, versão da Industry Standard para Taiwan.
BRILL?S CONTENT & INSIDE
Com a recente aquisição da Powerful Media, que publica a revista Inside, pela Brill Media Holdings, dona da revista Brill?s Content, duas das mais proeminentes publicações opinativas norte-americanas estão agora sob o mesmo teto.
A Powerful Media, lançada no ano passado com muita fanfarra e 35 milhões de dólares, concordou em permitir que seus jornalistas da Inside interajam com os da Brill?s Content. A boa nova para Steve Brill, dono da revista que leva seu nome, é que provavelmente não haverá grandes mudanças no sistema de assinaturas das duas publicações. Mas a boa notícia também leva a uma má: é difícil imaginar uma forma de reconciliar a aproximação entre as duas revistas. E, segundo Tim Carvell [Slate, 9/4/01], é quase impossível encontrar um jeito de ambas fazerem dinheiro.
São notáveis as diferenças editoriais. O leitor ideal da Brill?s parece ser alguém que vive longe de Nova York e Los Angeles, que não faz idéia de como funciona a máquina da mídia e se surpreende facilmente com pouco. Em contraste, a Inside é voltada ao leitor que já carrega na bagagem material sobre todas as tramas, acontecimentos e personalidade do mundo da mídia.
Resolver o impasse editorial não será tarefa simples. Enquanto isso, outros detalhes que não deixam de fazer a diferença vão se acertando. Brill já declarou que espera converter o Inside.com em um sítio pago. Ao mesmo tempo, a Brill?s Content incorporará parte da equipe do Inside.com e da revista impressa, pretendendo relançá-la sob o nome Inside Content.
Uma coisa é certa: se os editores da nova revista conseguirem juntar o lado quadrado da Brill?s com o jogo de cintura da Inside, merecem um troféu.
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