QUALIDADE NA TV
WASHINGTON vs. HOLLYWOOD
O senador americano Joe Lieberman, democrata de Connecticut, e funcionários de estúdios cinematográficos dos EUA se encontraram em 18 de abril para discutir a questão do marketing com conteúdo sexual e violento. Lieberman afirmou que a indústria do entretenimento não cumpriu a promessa de acabar com a divulgação da violência. De acordo com Ken Maguire [The Associated Press, 18/4/01], Lieberman disse que apresentará declaração nesta semana para dar à Comissão Federal de Comércio (FTC) autoridade para multar companhias com tal publicidade.
No ano passado, como candidato à vice-presidência pelo Partido Democrata, Lieberman prometeu propor uma lei se a indústria não conseguisse se auto-regular. Tal promessa foi decorrência de um estudo da FTC que descobriu que anúncios para crianças estavam sendo divulgados em filmes, músicas e videogames para adultos [ver remissões abaixo].
"A indústria cinematográfica não foi tão longe como o recomendado pela FTC", afirmou Dan Gerstein, porta-voz do senador. "A indústria fonográfica nada fez, Lieberman sente que há um vácuo e que não temos escolha." Gerstein disse que o senador ainda está disposto a retirar o projeto de lei se a indústria oferecer planos de autopoliciamento. "Se não oferecer, faremos de tudo para que o projeto vire lei", afirmou o porta-voz.
Segundo Dade Hayes e Pamela McClintock [Variety, 19/4/01], a lei será proposta ao Comitê de Comércio do Senado, presidido pelo senador John McCain, republicano do Arizona cujos pontos de vista culturais combinam com os de Lieberman desde as denúncias da FTC, em setembro do ano passado.
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