Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O lado fashion da rede

MONITOR DA IMPRENSA

TELETIPO


HARPER?S BAZAAR

A revista Harper?s Bazaar decidiu finalmente se arriscar na internet. A estréia foi no dia 24, quase um ano depois de a Vogue lançar seu site, RivalStyle.com. Elle.com já existe há anos. Francesca Castagnoli, editora online da Harper?s disse ao New York Post [21/4/01] que esse é o momento perfeito para o lançamento do site. "Esperamos para ver o que daria certo e o que não.". O novo site tem o conteúdo da revista e acrescenta outras coisas, como horóscopos diários, dicas de compras e enquetes mensais que não estão na revista impressa. E-commerce não faz parte da proposta, disse a editora, "pois acreditamos que as mulheres ainda gostam da experiência de ir a lojas para comprar".

RÚSSIA

Depois que os jornalistas da revista russa Itogi foram demitidos e que a revista passou das mãos de Vladimir Gusinski para as da estatal de gás russa Gazprom, em 17 de abril, o presidente da revista americana Newsweek, Richard M. Smith, anunciou que a parceria entre as duas publicações acabou. Segundo Alex Kuczynski [23/4/01], esse era o único acordo de uma revista importante dos EUA com uma empresa de mídia russa. "Lamentamos muito tudo isso", disse Smith, mas o contrato dizia que se a propriedade mudasse de dono o acordo acabaria. A Newsweek não mandará mais conteúdo editorial e não venderá anúncios à Itogi. A revista também terá que tirar o logo da ex-parceira, que aparece em sua capa.

A Duma, a câmara baixa do Parlamento Russo, aprovou na quinta-feira projeto de lei que proíbe estrangeiros de controlarem veículos da mídia nacional, informou a Associated Press [26/4/01]. Antes de virar lei, a medida ainda tem que ser aprovada pelo Conselho da Federação e pelo presidente Vladimir Putin. Alexander Chuyev, do partido governista e responsável pelo projeto, disse que a medida é necessária para proteger os interesses nacionais. A única oposição veio do partido liberal Yaboklo. No ano passado foi aprovada a Doutrina de Segurança da Informação, proposta pelo presidente do Conselho de Segurança e assinada por Putin. A doutrina alertava para as "armas da informação" usadas ? a americana AP acrescenta um "supostamente" ? contra a Rússia por potências estrangeiras, pedindo controle maior sobre a mídia "em linguagem que lembrou os tempos soviéticos".



Leia também

Perdas da Midia-Most

YAHOO!

O portal Yahoo! Inc. proibiu a entrada de jornalistas em seu encontro anual de acionistas na sexta-feira, informou a Associated Press [25/4/01]. Repórteres sem ações da empresa ficaram de fora da reunião de Santa Clara, na Califórnia. A companhia agiu legalmente, mas a decisão contrariou prática antiga e tradicional, baseada no princípio de que os jornalistas seriam os olhos e os ouvidos dos investidores que não podem comparecer às reuniões. A assessoria de imprensa da companhia citou empresas do Vale do Silício, reduto da indústria de informática na Califórnia, que teriam políticas parecidas. Só que todos os nomes da lista negaram a afirmação.

Volta ao índice

Monitor da Imprensa ? próximo texto

Monitor da Imprensa ? texto anterior

Mande-nos seu comentário