DIRET?RIO ACAD?MICO
PROFESSOR GORE
Fim de curso
O ex-vice-presidente Al Gore deu sua última aula na Universidade de Columbia em 2 de maio. A avaliação dos alunos sobre o professor-político começam a vir à tona. Alguns estudantes disseram que o curso abriu seus horizontes. Outros se sentiram traídos: teriam sido tratados mais como platéia de estúdio do que como futuros jornalistas, ignorando questões sobre as eleições.
"É um problema ter um professor com medo de dizer o que pensa", disse Seth Solomonow, mestrando de Jornalismo que freqüentou o curso. Gore disse que não queria piorar o clima pós-eleições, período de "vulnerabilidade constitucional". Sua resposta satisfez a alguns estudantes céticos, mas, segundo eles, a explicação deveria ter sido dada no começo do curso, não no fim.
Diz Felicity Barringer [The New York Times, 3/5/01] que o silêncio de Gore é produto de um confronto de culturas. A partir do momento em que a escola concordou com sua oferta de ensino, permitiu que se embutisse na vida acadêmica todos os remanescentes da máquina de imagens da campanha política.
Diret?rio Acad?mico ? texto anterior