A VOZ DOS OUVIDORES
THE WASHINGTON POST
Em 20 de maio, a coluna de Michael Getler, ombudsman do Washington Post, comentou a cobertura que a mídia tem dado ao presidente norte-americano George W. Bush.
Nas &uacuuacute;ltimas semanas, artigos no Post e em outros jornais têm discutido se a imprensa normalmente briguenta e supostamente liberal está tratando Bush mais gentilmente que o esperado. "Ainda há muito tempo para mudar ou solidificar essa avaliação prematura", escreveu Getler. "No entanto, algumas observações podem ser antecipadas representando um desafio aos jornalistas e sua missão de informar o público sobre o presidente."
Um estudo do Project for Excellence in Journalism da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Colúmbia descobriu que, para contrariar reclamações, Bush não tem sido protegido pela mídia. "Trata-se de um ponto fundamental porque entra na questão de saber se jornalistas estão investigando detalhes e debates por trás das mudanças substanciais que o presidente tem proposto em diversas áreas", disse Getler.
A questão mais complicada, na opinião do ombudsman, é a tentativa de mostrar uma imagem clara do presidente. O governo tem se saído bem e o presidente, pessoalmente, está ganhando boa taxa de aprovação ? entre 53% e 59%. Mas Bush não apresentou, nas poucas audiências públicas de que participou, a imagem de um líder confiante no comando de um assunto ou situação.
"Na composição desse desafio jornalístico está o fato de se tratar de um governo muito disciplinado, pouco comunicativo e relação aos predecessores", afirma Getler. "Descrições das ações do presidente vêm, exclusivamente, de seus principais apoios. Descobrir se existe algo a mais e errado no ar é difícil."
A Voz dos Ouvidores ? próximo texto
A Voz dos Ouvidores ? texto anterior