Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Loft Story

FRANÇA

M6, o segundo maior canal de TV comercial da França, atraiu 16,5% dos telespectadores franceses em junho, em comparação com os 12,7% de um ano atrás. O avanço veio de Loft Story, controvertido reality show inspirado no americano Big Brother.

A emissora fisgou 23,8% ? contra os 18,7% de junho de 2000 ? das "donas-de-casa com menos de 50 anos", categoria muito procurada pelos anunciantes. E 29,3% de telespectadores entre 15 e 24 anos assistiram ao canal, em comparação aos 21,4% do ano passado.

A emissora, de acordo com a Reuters (4/7/01), disse que cinco programas contribuíram para esse aumento de audiência. Loft Story foi o primeiro, atingindo a marca média de 34,8% em junho. Essa fatia aumentou para 48,1% entre telespectadores com menos de 50 anos.

Em maio, a M6 superou a rival TF1 ? primeira TV comercial francesa ? ao se tornar o primeiro canal a exibir um reality show nacional. Apesar da euforia dos executivos da emissora, intelectuais franceses afirmam que esses espetáculos de vida real não vão pegar. O programa gerou muitos protestos nos jornais do país.

Loft Story consiste em filmagens do cotidiano de voluntários confinados num apartamento. Os telespectadores devem votar na performance dos participantes, julgando "democraticamente" quem deve continuar no loft e quem deve sair.

Fãs saudando Loana, uma loura dançarina "a go-go", e Christophe, estudante de Sociologia, ambos campeões do Loft Story, atraíram fãs à Champs Elysees, em Paris, na manhã de 6 de julho. Segundo reportagem da Reuters (6/7/01), houve quatro finalistas após 70 dias em cativeiro para a final num estúdio minúsculo, no qual foram definidos, no dia 5 de julho, os dois vencedores. Centenas de fãs bloquearam o trânsito de carros na famosa avenida parisiense, em cenas que lembraram a festa da vitória da França na Copa do Mundo de 1998.

O casal vencedor enfrentará mais um desafio antes de embolsar 385 mil de dólares: deverão passar 45 dias juntos num vilarejo ao Sul da França, sob os olhos atentos das câmeras. Desta vez, poderão receber visitas.

    
    
                     

Mande-nos seu comentário