TELETIPO
El Sentinel, primeiro semanário bilíngüe da Flórida,
foi lançado no dia 11, informa Christopher Boyd [Orlando
Sentinel, 11/8/01]. O jornal, que mistura livremente inglês
e espanhol (matérias escritas numa língua são
seguidas de resumos na outra), deve atender à crescente comunidade
hispânica da região, estimada atualmente em 300 mil
pessoas. El Sentinel partilhará recursos com o Orlando
Sentinel e outros jornais de sua proprietária, a Tribune
Co., além de suas sucursais em Porto Rico e em Cuba. Para
Ada Rodriguez, diretora-executiva da Câmara Hispânica
de Comércio da Flórida Central, a vinda de tão
esperado jornal é um símbolo importante para os hispânicos.
Os admazines (junção das palavras ad, anúncio, e magazine, revista) que invadem o mercado americano têm formato de revista, mas são na verdade anúncios, publicados por marcas famosas como Nike, Coca-Cola, Ford e Kodak. Os admazines são interessantes para as companhias porque, além de permitir 100% do controle editorial, promovem sua marca entre os consumidores. Segundo Theresa Howard [USA Today, 13/8/01], as empresas gastaram no ano passado US$ 1,5 bilhão para produzir suas próprias revistas.