PIONEIRISMO
Eduardo Meditsch (*)
No domingo 30 de setembro, completou 10 anos a experiência, inédita no Brasil, de produção de jornalismo diário pelos alunos de um Curso de Jornalismo. O projeto Universidade Aberta foi criado na UFSC em 1991, com um programa de rádio diário veiculado por emissora comercial de Florianópolis. Dez anos depois, é uma produtora multimídia de notícias que opera também com TV, internet e agência de notícias, produz uma revista impressa para a universidade e presta assessoria de comunicação.
As comemorações dos 10 anos foram adiadas pela greve na UFSC, que também tirou provisoriamente da rede os sites vinculados ao projeto (ver links abaixo). No entanto, os alunos continuam informando a comunidade universitária através das emissoras de rádio e TV locais com que o Universidade Aberta mantém parceria (TVCOM, TV Cultura, rádios CBN e Santa Catarina). Os estudantes que se viram impedidos de trabalhar nos sites criaram um endereço alternativo (ver link abaixo) para dar notícias da paralisação e não perder a prática neste período.
O Projeto Universidade Aberta nasceu inspirado pela experiência da Universidade da Florida, também inédita nos Estados Unidos que, ao subordinar suas rádios e TV ao Curso de Jornalismo e entregar a produção de seus programas aos alunos, construiu as emissoras universitárias mais bem-sucedidas daquele país. Sem ter emissora própria nem recursos específicos para o projeto, a UFSC investiu numa parceria com emissoras privadas que disponibilizaram o espaço em troca da produção, depois de superadas as desconfianças iniciais sobre a capacidade técnica e o profissionalismo dos alunos orientados pelos professores do curso. Em pouco tempo, a produção do projeto se transformou em referencial tanto para a divulgação externa como para a comunicação interna da comunidade universitária ? um universo de 30 mil pessoas ? e passou a receber apoio da reitoria da instituição, com bolsas, equipamentos e recursos.
Em 1996, o Universidade Aberta, que ainda era restrito ao rádio, foi ampliado para a TV, e em 1997 criou o primeiro site jornalístico com atualização diária da universidade brasileira, saindo também na frente de todas as empresas de comunicação de Santa Catarina. O site já recebeu mais de 600 mil acessos, numa média de 2.500 por dia.
Em 1999, a Reitoria da UFSC atribuiu ao projeto a responsabilidade por toda a comunicação do vestibular da instituição, incluindo planejamento de mídia, produção da campanha publicitária, assessoria de imprensa, elaboração de impressos, produção do guia do candidato, do site do vestibular e da revista institucional. Com as novas tarefas, transferiu também os recursos que antes destinava às empresas privadas que as realizavam, e que passaram a sustentar o projeto. Em 2000, foi fechada mais uma parceria com a agência de notícias especializada em educação, a Ponto Edu.
A produção diária de jornalismo do Universidade Aberta não é vinculada às disciplinas do curso, embora como atividade extra-curricular possa contar créditos aos alunos. Os estudantes participam também como bolsistas ou como voluntários, dependendo do tempo de dedicação ao projeto e às vagas disponíveis. Todo trabalho é produzido pelos alunos, mas sempre sob a supervisão de um professor ou de um jornalista profissional contratado pelo projeto.
O Projeto Universidade Aberta tem sido premiado todos os anos em concursos de jornalismo e festivais universitários, como o Prêmio Foca do Sindicato dos Jornalistas e a Expocom do Mercosul. Também já chamou a atenção de empresas nacionais, como a Info-Globo, e internacionais, como a Radio Netherland, com quem fechou parceria para a atualização tecnológica de seus ex-bolsistas. Atualmente, e experiência está sendo tocada por 47 alunos, três professores e um jornalista contratado, que consolidam uma das mais felizes inovações pedagógicas do curso da UFSC, considerado um dos melhores do Brasil no ensino do jornalismo.
(*) professor da UFSC e coordenador do projeto Universidade Aberta
Veja também
Sítio
do Curso de Jornalismo da UFSC
Os endereços acima estão
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