TECNOLOGIA
"Vem aí o newsbot, o robô-repórter multimídia", copyright O Estado de S. Paulo, 04/04/02
"Há um ano, quando o governo chinês decidiu libertar a tripulação de um avião espião norte-americano o mundo respirou um pouco mais aliviado com a superação de (mais) uma grave crise diplomática entre os dois países.
Pouca gente percebeu que as cenas transmitidas ao vivo da ilha de Hainan para os estúdios da CNN, nos EUA, inauguravam também uma nova fase para o telejornalismo.
A novidade, no entanto, só ficou conhecida do grande público meses depois, com o início dos bombardeios sobre o Afeganistão e da caçada aos fanáticos talebans seguidores de Osama bin Laden. No canto da tela, ao lado do logotipo da emissora e do nome do repórter, a informação de que as imagens estavam sendo transmitidas por videofone.
A grande vedete da cobertura jornalística nos primeiros dias de ataque chegou ao mercado no início do ano passado com o nome técnico ?Talking Head? (www.7e.com), um misto de câmera de vídeo, parabólica e aparelho celular via satélite. Em vez de toneladas de equipamentos, uma pequena maleta. Ao repórter solitário e sorrateiro bastava abrir a antena do satélite, conectar a câmera e explicar a milhões de telespectadores de todo o mundo o que estava acontecendo.
Em três meses, o Afeganistão deve voltar a ser o centro de atração de boa parte da imprensa mundial, com a entrada em cena do Afghan Explorer, uma espécie de robô-repórter multimídia, em fase final de testes nos conceituados laboratórios do Massachusetts Institute of Technology. O equipamento, que lembra um pouco um aparador de gramas ou um moderno aspirador de pó, foi projetado para a transmissão de notícias a partir de áreas de alto risco.
O newsbot, como já está sendo chamado, possui baterias autocarregáveis por energia solar e foi desenvolvido para se mover em qualquer tipo de terreno.
É controlado por um celular via satélite de qualquer parte do mundo e possui um sistema de som e vídeo bidirecionais, o que possibilita a realização de entrevistas cara a cara. O sistema de câmeras permite filmagens panorâmicas e closes perfeitos, com alta definição.
Em termos tecnológicos, o avanço em relação ao videofone é comparativamente pequeno e não deveria despertar grandes polêmicas. Mas não é isso o que está sendo esperado. O newsbot parece perfeito para a atual onda de reality shows, mas ainda precisará demonstrar sua utilidade no campo de batalha e vencer um outro desafio: até que ponto um robô pode substituir o ser humano no trabalho jornalístico, assim como já acontece há algum tempo em outras atividades cotidianas?
Para o MIT, correspondentes de guerra são figuras cada vez mais necessárias no mundo atual, com os riscos e as dificuldades da profissão crescendo de forma proporcional aos obstáculos colocados pelos governos para a apuração isenta sobre o que acontece na linha de fogo. E se podemos construir robôs para vasculhar e ampliar nossos conhecimentos sobre Marte porque não podemos utilizá-los para entender melhor nossas divergências geopolíticas, alegam os defensores do newsbot.
A saída, de acordo com os pais do robô-repórter, seria deixar que ?alguém? especialmente concebido para atuar em condições adversas cumpra o papel de mostrar ao mundo o que está acontecendo no palco militar sem a interferência daqueles que protagonizam e comandam a atual onda bélica que varre o planeta. São argumentos louváveis tanto quanto preocupantes e perigosos, pelo menos até que fique bem claro quem está mais preparado para a missão ou quem vai ficar com o controle remoto.
Chris Csikszentmihalyi, um dos coordenadores das pesquisas sobre o newsbot, garante que sua intenção não é substituir jornalistas, mas ajudá-los na sua árdua e perigosa missão. Indagado se não temia a destruição do robô por uma mina terrestre ou uma bazuca, reagiu com extrema felicidade. ?A melhor parte do projeto é esta: ele é inteiramente substituível.?
Por enquanto, argumentos como este parecem prevalecer. Pelo menos uma entre as grandes redes de TV dos EUA demonstrou interesse pelo newsbot. ?O objetivo é chegar cada vez mais perto do epicentro dos acontecimentos e se há uma forma de fazer isso sem colocar em risco vidas humanas, não vejo porque não tentar?, justificou um executivo da Fox (www.fox.com) em entrevista à CNN (www.cnn.com), uma das redes que não demonstrou grande entusiasmo pelo projeto.
No site do MIT (compcult.media.mit.edu/afghan_x/) o Afghan Explorer é singelamente definido como um equipamento capaz de praticar elementos de reportagens jornalísticas em ambientes hostis ou em zonas proibidas. Chris Csikszentmihalyi e seus colegas de laboratório sabem que ele é mais do que isso e prometeram disponibilizar todo o projeto na Internet para que outros pesquisadores trabalhem e aprimorem o robô-repórter multimídia, desde já a grande vedete da próxima guerra."
MUDANÇAS NA RECORD
"Record promove mudanças no domingo", copyright O Estado de S. Paulo, 05/04/02
"Gilberto Barros, o Leão, deixou a Rede Record. O apresentador, que recebeu propostas da RedeTV! e da Band, não vai mais comandar o seu game show nas tardes de domingo, o Domingo Show.
Barros negociou por quase dois meses a renovação de seu contrato com TV do bispo Macedo, mas preferiu deixar a rede.
A Record, que pretende manter a linha de variedades no horário, prepara uma nova atração para Otaviano Costa, que há alguns meses estava sem rumo na emissora.
Apesar de manter o mesmo nome, Domingo Show, o programa de Otaviano será bem diferente do comandado por Barros e deve estrear no dia 19 maio. De acordo com fontes ligadas à produção da atração, a parceria que a Record está fechando com a Columbia tem a ver com novo projeto, que pode ser até um novo reality show."
GUGU, IBOPE & SBT
"Gugu renova seu contrato", copyright O Estado de S. Paulo, 01/04/02
"O SBT não marcou bobeira. Fonte ligada à direção da emissora garante que o contrato de Gugu Liberato foi renovado na semana passada, quase um mês antes de chegar ao seu final. O novo contrato do apresentador, que já estava na gaveta de Silvio Santos há algum tempo, seria de mais dois anos, com um salário maior que R$ 2 milhões. Meses atrás, Gugu teria recebido uma proposta tentadora do assessor jurídico e braço direito da superintendente da Globo Marluce Dias, André Dias, para apresentar um programa nos finais de semana na emissora."
"Gugu culpa Ibope e vai ao papa por audiência", copyright Folha de S. Paulo, 05/04/02
"Para tentar inverter a tendência de queda de audiência do ?Domingo Legal?, agora ameaçado pelo ?Domingão do Faustão?, o apresentador Gugu Liberato começa domingo uma série de reformulações no programa do SBT. No mesmo dia, embarca para Roma, com o padre Marcelo Rossi, onde gravará no Vaticano.
?Estava certo que iríamos ser recebidos pelo papa João Paulo 2?, mas agora acho difícil, por causa da saúde dele?, diz Roberto Manzoni, diretor-geral do ?Domingo Legal?. Ontem, Gugu oficializou com Silvio Santos a renovação de seu contrato com o SBT.
Neste domingo, as armas de Gugu serão uma reportagem feita pelo apresentador no Carandiru e um quadro novo, o ?Tá na Mira?. ?Estamos fazendo mudanças, mas nenhum quadro sairá do ar. Não estamos desesperados.?
Manzoni culpa o Ibope pela queda de audiência do ?Domingo Legal?. ?O Ibope mudou a amostra [universo de domicílios na Grande São Paulo em que a audiência é medida em tempo real], e o SBT caiu muito de forma geral. É impossível a Hebe só dar 6 pon tos e uma reprise de novela da Globo dar mais de 20?, diz. Flávio Ferrari, diretor do Ibope, nega qualquer mudança brusca. Segundo ele, todo ano são trocados 25% dos domicílios pesquisados.
Gugu venceu Faustão na Grande SP em 2001 com média de 26 a 21 pontos. Neste ano, o placar caiu para 23 (SBT) a 22 (Globo).
OUTRO CANAL
Fôlego
Durou pouco, mas deu resultado, a tentativa da TV Gazeta de leiloar entre as emissoras os direitos de transmissão da corrida de São Silvestre. Anteontem, a Globo procurou a emissora paulista para renovar o contrato, vencido em dezembro do ano passado, por mais três anos. E aceitou pagar o dobro do que desembolsava.
Romance
Ratinho, rei dos exames de DNA na TV, vai virar ?cupido?. Na internet, procura interessados em arrumar namorado(a) no quadro ?Ou Vai ou Racha?.
Retorno
A Record já bateu o martelo. Otaviano Costa volta ao ar em maio, aos domingos, das 12h às 13h30. Gilberto Barros sai.
Grade
Dois novos canais pagos estão entrando na operadora via satélite DirecTV: o The Soundtrack Channel (STC), de trilhas sonoras, e o Fashion TV, sobre moda, com sinal em espanhol.
Mesa
Diretor de programas da MTV, Rick Ostrower irá acumular um segundo emprego no canal GNT. Irá dirigir o ?Saia Justa?, versão feminina do ?Manhattan Connection?, que estréia dia 17.
TV Comunitária
Monique Evans bateu o pé e o seu ?Noite Afora? será gravado das 21h à 0h, e não mais de madrugada. A Rede TV! tem três estúdios para shows e dois para jornalismo. Como o ?A Casa É Sua? passará a ser feito na própria emissora, faltou espaço."