Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Comunique-se

CASO DANIEL PEARL

"Viúva de Pearl escreve sobre a morte do marido", copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 15/04/02

"Mariane Pearl, viúva de Daniel Pearl, correspondente do Wall Street Journal assassinado no Paquistão, está escrevendo um livro sobre a morte do marido e as conseqüências do trabalho do jornalismo investigativo. Ela trará as matérias sobre o desaparecimento do marido, relatando as dificuldades para confirmar seu assassinato. O livro será publicado pela Editora Scribner. Os valores negociados não foram divulgados.

Embora esteja grávida, Mariane planeja adiantar os capítulos mesmo depois de ter o bebê. ?Mariane é incrivelmente articulada e corajosa, e ela não vai permitir que sua história seja usada de uma forma que ela acredite que não seja apropriada?, disse o editor-chefe da Scribner, Nan Graham.

Mariane é jornalista francesa e, com o marido, correspondente estrangeira."

 

THE NEW YORK TIMES / LE MONDE

"Franceses não aprovam publicação em inglês", copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 15/04/02

"Leitores do jornal francês Le Monde não aprovam a publicação de um suplemento semanal em inglês, com artigos do diário norte-americano The New York Times. A manifestação contrária dos leitores, que acusam o jornal de contribuir para o processo de ?americanização? e destruição da língua francesa, se deu a partir de cartas enviadas à redação.

Em agosto de 2001, o Le Monde realizou uma pesquisa na qual 59% dos entrevistados disseram ter interesse em um suplemento com textos em inglês. Jovens entre 15 e 24 anos foram os que demonstraram maior apoio à idéia. Segundo o ombudsman do Le Monde Robert Sole, a idéia do suplemento é fazer com que os franceses tenham uma nova visão dos EUA."

 

THE NEW YORK SUN

"New York Sun chega em breve às bancas", copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 15/04/02

"Depois de mais de 20 anos, Nova York está ganhando um novo jornal. É o New York Sun, que chega ao mercado na próxima semana. O diário retoma o nome de uma antiga publicação fundada em 1833, que faliu em 1950. Foi o primeiro jornal popular dos Estados Unidos.

O novo tablóide deve circular com 60 mil exemplares, apenas de segunda à sexta-feira, com cor na capa e última página.

O New York Sun é resultado de investimentos de um grupo americano e do canadense Conrad Black, dono do Jerusalem Post e Chicago Sun-Times."

 

KIRCH MEDIA

"Grupo alemão ganha apoio de investidor", copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 15/04/02

"Rupert Murdoch, um dos investidores da KirchMedia, decidiu aplicar US$ 529,8 milhões na KirchPayTV, operadora de TV paga de uma das maiores empresas de Comunicações da Alemanha. Com o dinheiro, as possibilidades da empresa pedir concordata são mínimas.

Na semana passada, os credores alemães se ofereceram para assumir o controle da empresa, cuja dívida chega a US$ 1 bilhão."