A televisão estatal da Polônia não irá exibir anúncios de bebidas alcoólicas, contraceptivos ou lingerie durante a visita do papa Bento XVI ao país, no fim deste mês (25/5). Sugestões de temas sexuais também estão proibidas. A mesma medida foi tomada nas visitas que o polonês João Paulo II fez ao país durante seu papado. ‘Há o risco de que os fiéis fiquem ofendidos se a programação dedicada à visita do papa for interrompida por anúncios frívolos’, justifica Zbigniew Badziak, que chefia o setor de publicidade da Telewizja Polska, rede estatal que opera três canais de televisão. As restrições afetarão cerca de 10% dos anúncios atualmente transmitidos pela rede estatal, completou Badziak. As três maiores emissoras estatais competem com um número maior de canais privados – abertos, a cabo e por satélite. O canal comercial TVN também decidiu suspender um comercial de um serviço de telefonia celular que continha forte tom sexual. Informações de Monika Scislowska [AP, 12/5/06].
Revista Time tem novo comandante
A Time Inc. anunciou na semana passada o nome do novo redator-chefe da revista Time, um dos cargos de maior prestígio do jornalismo americano. Richard Stengel, de 51 anos, é o escolhido para ocupar o lugar de Jim Kelly, que por sua vez sobe para a recém-criada posição de redator-chefe de toda a companhia. Stengel já foi repórter, editor e chefe do sítio da revista. A partir de junho, o jornalista comandará o funcionamento da publicação semanal, que tem circulação de quatro milhões de exemplares, e do Time.com, que possui mais de três milhões de visitantes únicos mensalmente. O novo redator-chefe e Kelly são amigos desde a década de 1970, quando se conheceram na universidade de Princeton. Stengel será a 16ª pessoa a ocupar o posto nos 83 anos de história da Time. As informações são de Katharine Q. Seelye [The New York Times, 16 e 18/5/06].