TELETIPO
Allan Neuharth reuniu executivos de 10 grandes cadeias de jornais na convenção da Associação de Jornais da América, em New Orleans, para propor o lançamento de suplemento infantil que circularia nos fins de semana. Aos 78 anos, pai de seis crianças pequenas, o fundador do USA Today repete atitude desafiadora. As previsões para seu jornal, quando foi lançado há 20 anos, eram de fracasso, e hoje o USA tem a maior circulação do país. O panorama para encartes de crianças tampouco é alentador, pois sempre sofreram com a falta de anunciantes. Caso pesquisa demonstre que há interesse pela idéia de Neuharth entre os cerca de 50 milhões de americanos menores de 13 anos, o suplemento pode sair a partir de 2004, revela Editor & Publisher [6/5/02]. Dean Singleton, presidente da MediaNews, que participou da reunião, está empolgado: "Precisamos capturar os leitores quando estão aprendendo a ler."
Estudo da Borrel Associates mostra que anunciantes americanos não estão convencidos do valor de anúncios em jornais online. "Em parte, isso se deve ao fato de que os jornais estão vendendo espaço na internet em pacotes para quem anuncia na versão impressa. A propaganda online é tratada como algo que adiciona valor à impressa, e não como algo que tem valor próprio", comenta Peter Krasilovsky, que comandou a enquete com 60 anunciantes de diversos ramos. Em contrapartida, a pesquisa revela que os sítios de jornais ainda são preferidos aos guias, como páginas amarelas e guias de ruas. Apenas 28% das empresas da amostragem anunciaram neste tipo de página, revela a Editor & Publisher [2/5/02].
Apesar do aumento das vendas com os ataques terroristas de 11 de setembro, os jornais americanos tiveram estagnação ou queda na circulação nos últimos seis meses. De acordo com a Associação dos Jornais da América, a média diária dos 820 jornais do país diminuiu 0,6%. O Escritório de Auditoria de Circulação verificou que o maior jornal do país, USA Today, viu suas vendas caírem 3,4% no semestre, batendo na marca de 2,21 milhões de exemplares/dia. Porta-voz do diário atribui isso à diminuição do turismo de negócios após os atentados de setembro. The Wall Street Journal, segundo mais vendido, conseguiu pequeno crescimento de 0,05%. Entre os top ten, o pior desempenho foi do Los Angeles Times, com tiragem reduzida em 5,3%: 985 mil exemplares/dia. Segundo porta-voz do jornal, o resultado já era esperado devido ao aumento de preço em 2001, relata artigo do Wall Street Journal [7/5/02].
A Associação dos Atores de Cinema e TV (SAG, sigla em inglês) ? maior sindicato do ramo nos EUA ? criou regra que pune seus filiados caso não sigam seu regulamento em produções no exterior que visem o mercado americano. O motivo da criação da chamada Regra Global Número Um é o crescente número de filmes e programas de TV rodados no Canadá, no México e na Europa, justamente para evitar a ação do sindicato. Os estúdios consideram que a Regra Global Número Um só vigora no território americano. O Canadá é o principal alvo da associação, já que 90% das produções "exportadas" rodam no país.