MERCHANDISING
"Merchandising do Brasil paga 13% de novela", copyright Folha de S. Paulo, 24/6/02
"Primeira produção da Globo exclusiva para o mercado internacional, ?Vale Todo? estréia hoje nos Estados Unidos, na rede hispânica Telemundo, com a missão de ser uma vitrine do Brasil.
Só em merchandising avalizado pelo governo federal, a novela deverá receber US$ 1,2 milhão, o equivalente a 13% do custo de seus 150 capítulos (US$ 9,45 milhões). Serão ações que irão divulgar pontos turísticos do país, café e aviões da Embraer. O café nacional também terá merchandising em ?Esperança?, novela das oito com potencial de exportação.
As produções foram escolhidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior como peças de projeto de divulgação do Brasil no exterior.
Os merchandisings serão pagos por estatais, empresas privadas e entidades de setores da economia. O projeto está sendo elaborado pela agência McCann-Erickson.
O acordo com a TV Globo começou a ser costurado há dois meses, entre o ministro Sérgio Amaral (Desenvolvimento) e João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo.
Em ?Vale Todo?, versão em espanhol de ?Vale Tudo?, foi criada uma personagem só para promover o turismo e possibilitar merchandising. Trata-se de Isabel, interpretada pela venezuelana Helena Toledo. Sobrinha de Lucrécia Roitman (Odete no original), ela é mexicana e viaja pelo Brasil pesquisando cultos afro-brasileiros.
OUTRO CANAL
Cantoria 1
A cúpula da Globo decidiu na noite de quinta ?estrear? em 6 de julho a segunda edição do ?reality show? ?Fama?. Nesse dia, será conhecido o vencedor da primeira versão do programa. Em seguida, serão apresentados os competidores de ?Fama 2?.
Cantoria 2
?Fama 2? deverá ter dez concorrentes _e não 12, como no primeiro. Sua final será em 17 de agosto. Continuará no mesmo horário, no final das tardes de sábado, como arma da Globo para combater o ?Programa Raul Gil?, da Record. Angélica e Toni Garrido continuarão como apresentadores.
Suspense
O contrato de Alberico Souza Cruz, superintendente de jornalismo da Rede TV!, vence no próximo dia 30. Deverá ser renovado, mas com uma cláusula que o extingue, sem multa, caso José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vá no ano que vem trabalhar no SBT. Se isso ocorrer, Cruz vai junto com Boni.
Filão
Carlos Massa, o Ratinho, inaugura amanhã, em São Paulo, o bar Café no Bule. O apresentador não é sócio do bar, apenas cedeu a marca a um empresário. Se o empreendimento der certo, aí sim Ratinho espera ganhar dinheiro com franquias pelo país afora.
Fé
Em nota oficial, a Record afirma que José Luiz Datena volta hoje a apresentar o ?Cidade Alerta?. Datena queria férias."
TV PAGA
"Após cair 18%, ibope da TV paga volta a subir", copyright Folha de S. Paulo, 25/6/02
"Depois de amargar perda de 82.218 mil telespectadores em todo o país no horário nobre, numa queda inédita de 18% entre fevereiro e abril, os canais pagos voltaram a ganhar audiência em maio. Cresceram 8% sobre abril, recuperando 50.481 telespectadores.
Em maio, o setor fechou o horário nobre (das 19h à 1h) com média de 672.027 telespectadores, segundo projeção feita para o país pela Globosat, programadora da Globo, baseada em dados do Ibope coletados em São Paulo e Rio.
Os números de maio são superiores aos 621.456 telespectadores de abril (a pior audiência desde março do ano passado, quando começou a medição do Ibope), mas ainda estão abaixo da média mensal dos últimos 12 meses (686.560 telespectadores).
O crescimento é atribuído pela Globosat a uma boa performance de todos os gêneros. Entre os infantis, destaca a recuperação do Fox Kids e o crescimento do Nickelodeon. Entre os de entretenimento, o destaque foi o Warner. Do gênero documentário, o Animal Planet quase triplicou seu público e o GNT, com o programa ?Saia Justa?, atingiu sua melhor média no horário nobre em 12 meses. O SporTV, com um dia de Copa, alavancou os esportivos.
No ranking geral, os primeiros são Cartoon, Nickelodeon, Fox Kids, Warner e SporTV. No horário nobre, os líderes são Cartoon, TNT, Warner, Telecine Premium e Multishow.
OUTRO CANAL
Culatra 1
O ?Domingão do Faustão? voltou a perder no Ibope para o ?Domingo Legal?, anteontem, após dois meses de liderança, por 22 pontos a 27 do SBT. O curioso é que a derrota do ?Domingão? ocorreu bem no dia da estréia de um novo quadro, o ?A Grande Surpresa?, considerado pela Globo uma superprodução.
Culatra 2
No novo quadro, Cauby Peixoto (de quem muito adolescente nunca ouviu falar) realizou o sonho de cantar no Canecão, no Rio, para 500 convidados. O cantor voou de helicóptero dos estúdios da Globo até a famosa casa de shows.
Surra
Luciano Huck conseguiu sábado a maior vitória do ano contra o rival Raul Gil, da Record. Seu ?Caldeirão? venceu por 20 pontos a 12. No domingo, Huck iria invadir o ?Big Brother Brasil?, mas sua visita foi cancelada por causa das chuvas no Rio.
Gianecchini
Ex-competidor de ?BBB?, o auto-intitulado boxeador Fernando fez testes para ser ator na Globo. E agradou. Tem diretor, como Denise Saraceni e Wolf Maya, achando que ele pode ser protagonista de novela das seis ou das sete.
LP
A RedeTV! está entrando no mercado fonográfico. Em julho, lança o selo RedeTV! Music, com o CD da trilha da novela colombiana ?Betty, a Feia?, com músicas em português e espanhol."