Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Laura Mattos

AUDIÊNCIA / TV

"Audiência na TV poderá ser medida por relógio", copyright Folha de S. Paulo, 1/8/02

"O Ibope passará a testar a partir do próximo mês a medição ?ambulante? de audiência de TV.

O instituto receberá da empresa norte-americana Arbitron, com quem fez parceria, cinco ?pagers? de teste. O aparelho é capaz de captar sinais de TV e rádio sempre que o usuário estiver próximo aos veículos. Assim, a medição não estaria mais restrita àquilo que o telespectador vê em casa, como é hoje, com o ?people meter? (aparelho instalado na TV).

O ?pager? também pode registrar simultaneamente a audiência da TV e do rádio. É preciso que as emissoras instalem um gerador de sinal para ser captado pelo medidor. No fim do dia, o usuário coloca o aparelho num ?berço?, semelhante a um recarregador de celular, para que as informações sejam enviadas à central do Ibope.

Além do ?pager?, o Ibope planeja testar também uma espécie de relógio fabricado por um empresa alemã, com as mesmas funções. A vantagem é que seria menos incômodo ao usuário e a desvantagem é que ele é menos eficiente para transmitir os dados.

A medição ambulante deve ser implantada no Brasil em 2004. Ainda não está fechado, mas é possível que a amostra inicial seja de mil telespectadores em SP.

OUTRO CANAL

Elo perdido

Boninho gravará na próxima segunda a primeira edição do ?game? ?The Weakest Link? (?O Elo Mais Fraco?). Mas a compra do formato, que pertence à BBC, ainda não foi fechada e está sendo analisada pelo departamento jurídico da Globo. A emissora só decide na terça se estréia ou não o programa no dia 11 de agosto.

Às pressas

O Ministério da Justiça marcou uma reunião para amanhã no gabinete civil da Presidência da República. Tentará fechar acordo para a regulamentação da lei que obriga que os aparelhos de TV tenham um chip bloqueador de programas com sexo e violência. A regra vale a partir de 29 de dezembro, mas o governo se atrasou para dar à indústria as normas de fabricação.

Rede

A TV Bandeirantes ganhou uma retransmissora na cidade de Matão (interior de São Paulo). A autorização do Ministério das Comunicações foi publicada ontem no ?Diário Oficial? da União."

 

BAND & CNN

"Band tem novo acordo com CNN", copyright O Estado de S. Paulo, 2/8/02

"A Band assinou um novo contrato – agora, de cinco anos – com a Turner, para ter acesso ao conteúdo jornalístico da CNN. O acordo, fechado anteontem, prevê que a emissora terá à sua disposição flashes sobre os últimos acontecimentos do mundo fornecidos pela CNN e programação para TV aberta. Entre o conteúdo estão os direitos de exibição do programa Larry King Live (foto), um dos mais famosos do canal americano. O novo contrato também disponibiliza o material da CNN para o Band News, canal pago de notícias do grupo. Em abril do ano passado, a Band chegou a enviar uma carta à CNN questionando a recusa da rede americana em fornecer conteúdo para o seu canal pago. Embora estivesse comprometida com o Band News, a TV de Ted Turner teria um acordo de exclusividade no Brasil com outro canal de notícias, o Globo News, o que impediria a CNN de servir conteúdo para o Band News. O Grupo Bandeirantes está entre os clientes da CNN há mais de dez anos."

"Mais CNN na Band", copyright Jornal do Brasil, 2/8/02

"Depois de um disse-me-disse que levou a direção da Rede Bandeirantes a acusar a direção da CNN de boicote, uma vez que a emissora americana decidiu não fechar um acordo com a empresa brasileira dias antes da estréia do Band News (TVA) – canal pago de notícias do grupo Band -, em abril do ano passado, Band e CNN (leia-se Turner Broadcasting System Latin America, Inc.) voltaram às boas. Esta semana, finalmente, o acordo foi fechado. Durante cinco anos, o grupo Bandeirantes – Canal 21, Band News, Band Sports e Band – terá acesso ao conteúdo gerado pela CNN International (CNNI), CNN en Español e CNN Newsource Latin America, serviço que funciona como uma agência de notícias, com material jornalístico bruto, sem o logo da CNN, que poderá ser editado pela Band e usado em seus noticiários. A emissora brasileira poderá ainda exibir em sua programação o talk show Larry King Live, que vai ao ar na CNN Internacional (TVA/Net), em inglês.

De acordo com a assessoria de imprensa da Band, ainda não foi decidido nem em que canal do grupo nem em que dia da semana entrarão as entrevistas de Larry King. ?O jornalismo é uma grande prioridade na estratégia de programação da Band e representa nosso maior investimento atualmente?, disse Paulo Saad Jafet, vice-presidente de TV do Grupo Bandeirantes, em nota oficial divulgada pela Turner Broadcasting.

Nos últimos tempos, a parceria entre a Band e a CNN previa apenas a exibição das notícias urgentes veiculadas pelo canal americano – o equivalente aos plantões de notícias que entram na grade das emissoras daqui. A Band integra agora o rol de 92 afiliadas da CNN (lê-se 15 redes de televisão por cabo e satélite; três redes privadas; duas redes de rádio; 12 Web sites, além de serviço de agência de notícias) na América Latina. Após o acordo Band/CNN, tudo indica que a intenção da CNN em fixar no Brasil um canal de notícias 24 horas não deve vingar."

 

"Contrato da Band com a Turner agora inclui a CNN", copyright Cidade Biz, 1/8/02

"A Band renovou esta semana seu contrato com a Turner, dona, entre outros, dos canais Cartoon Network e Boomerang. O acordo acertado entre as empresas, cuja duração é de cinco anos, inclui agora acesso ao conteúdo jornalístico do canal de notícias 24h CNN.

A programação ficará disponível tanto para a Band, a emissora aberta, quanto para o Band News, o canal de notícias por assinatura. A Band poderá usar flashes dos últimos acontecimentos do mundo programas como Larry King Live, um dos mais famosos do canal americano.

Em abril do ano passado, a Band chegou a enviar uma carta à CNN questionando a recusa da rede em fornecer conteúdo para o seu Band News.

Embora estivesse comprometida com o canal brasileiro, a TV de Ted Turner teria um acordo de exclusividade no país com outro canal de notícias, o Globo News, o que impediria a CNN de servir conteúdo para o Band News. O Grupo Bandeirantes está entre os clientes da CNN há mais de dez anos."