Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Terceira na rede

TELETIPO

Com crescimento de 72% no número de internautas no último ano, a China alcançou a terceira posição entre os países com mais gente conectada à internet, atrás apenas de EUA e Japão. Há mais de 45 milhões de chineses e 16 milhões de computadores. Em média, cada usuário fica conectado oito horas e 20 minutos por semana. A internet está chegando à população mais simples: se antes a maioria era de acadêmicos, hoje 68% não têm grau superior. Como informa a AP [29/7/02], o governo chinês tem promovido fortemente o potencial comercial da internet, mas combate seu uso político, bloqueando material subversivo e aplicando pesadas penas de prisão.

Christine Chinlund, ombudsman do Boston Globe, em coluna de 29/7/02, diz que o jornal pode vir a publicar comunicados de casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que hoje não aceita. O New York Times, sem alarde, estaria no mesmo caminho. Uma questão que a ouvidora ressalta é como a celebração da união homossexual deve ser chamada pela imprensa, afinal, oficialmente, não se trata de um casamento. Termos como "união civil" e "celebração" já são utilizados. De qualquer forma, opina Christine, "por questão de justiça básica, o respeito pelos direitos iguais do Globe deveria se estender à página de casamentos".

Após meses de disputas legais, o grupo MediaNews, que detém 49 diários nos EUA, assumiu o controle da Salt Lake Tribune, fundado em 1871 por dissidentes mórmons, grupo religioso poderoso no estado de Utah e proprietário do concorrente The Desert News. De acordo com a AP [1/8/02], a família McCarthey e outros acionistas venderam o jornal em 1997, com opção de recompra após cinco anos. Phil McCarthey, diretor do jornal por muito tempo, promete que tentará exercer seu direito e acusa o presidente do MediaNews, Dean Singleton, de fazer acordo com os mórmons para silenciar a crítica do Tribune. Atualmente, Tribune e Deseret, ambos vespertinos, dividem parque gráfico, publicidade e distribuição. Singleton, que alega só estar fazendo negócios, estaria ajudando o diário mórmon a se tornar matutino e conquistar mais espaço entre os leitores, fortalecendo a parceria.