[do release da editora]
A diversidade de olhares, trilhas e processos presentes nas construções e nos usos das metodologias de pesquisa em comunicação é a marca principal desta obra conjunta.
Descrevendo as trajetórias particulares das investigações de cada um de seus integrantes, os textos deixam clara a preocupação de refletir sobre os fazeres e fundamentos que alicerçam as investigações. Os autores do livro apresentam suas reflexões metodológicas em diferentes níveis de complexidade. As experiências investigativas concretas revelam também a pesquisa em comunicação como um fazer inventivo.
O Grupo de Pesquisa Processocom trabalha na fundamentação, construção e sistematização de investigações científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas. Sua linha central é a formação de pesquisadores em uma perspectiva transformadora, realizando projetos suscitadores de produção de conhecimentos sobre a realidade sociocultural contemporânea no âmbito brasileiro e ibero-americano. Em termos metodológicos, explora uma epistemologia crítica que busca articular sabedorias milenares com estratégias inovadoras para a resolução de problemas de relevância social, histórica e política.
O grupo é constituído por pesquisadores e estudantes vinculados a várias universidades brasileiras: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Federal de Santa Maria, Instituto Superior Luterano de Educação de Santa Catarina, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul e Universidade do Tocantins.