TELETIPO
Nawaraj “Basant” Sharma, editor da publicação independente Karnali Sandesh, foi brutalmente assassinado por rebeldes maoístas na província de Karnali, região oeste do Nepal. Seqüestrado em 1o. de junho, o corpo mutilado de Sharma foi encontrado no último dia 13; ele teve os membros e olhos cortados e foi baleado no peito. O editor era presidente da seção local da Federação dos Jornalistas Nepaleses e já fora raptado pelo grupo maoísta em fevereiro, permanecendo três meses em cativeiro. Informações dos Repórteres sem Fronteiras [21/8/02].
Abdallah Zouari, jornalista do semanário banido Al Fajr, voltou a ser detido em 19 de agosto, apenas 10 semanas após ter sido solto pelo cumprimento da pena de 10 anos de prisão. A polícia da Tunísia alegou que ele não cumpriu ordem do ministro do Interior de mudar-se para o sul do país, pois fora banido da capital. Conta o Repórteres sem Fronteiras [21/8/02] que o editor do Al Fajr, Hamadi Jebali, está preso desde 1991, condenado a 16 anos de prisão por “pertencer a uma organização ilegal” (como Zouari) e “intenção agressiva de mudar a natureza do estado”.
Sonny Alcantara, apresentador de TV e editor do jornal Korus, foi morto com um tiro na cabeça na cidade de San Pablo, a 80 km da capital filipina. Informa o Repórteres sem Fronteiras [22/8/02] que Sonny é o terceiro jornalista assassinado desde o começo do ano (a investigação das mortes de Benjaline Hernandez e Edgar Damalerio estão suspensas apesar das evidências do envolvimento de militares e policiais). Baleado na frente de casa, várias pessoas teriam visto o crime, mas se recusam a testemunhar por medo de represálias.
No dia 22 de agosto, Allen Myerson, editor de Negócios do New York Times, chegou à redação às 9h25, cumprimentou um colega, deixou um bilhete na escrivaninha e subiu para o 16? andar do prédio, de onde caiu de uma janela. A morte foi comunicada aos funcionários em e-mail do publisher Arthur Sulzberger Jr. Segundo Kerry Burke e Corky Siemaszko [New York Daily News, 23/8/02], a polícia trabalha com a hipótese de suicídio: o bilhete deixado pelo editor teria instruções para a mulher, Carol Cropper Myerson, redatora da Business Week.