Saturday, 30 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Propaganda na veia

SAÚDE

A divisão médica da General Electric, GE Medical, está lançando canal de TV específico para pacientes de hospital nos EUA. O veículo deverá ser excelente para publicidade da indústria farmacêutica, que terá uma audiência selecionada. Para os hospitais, o canal pode ser interessante também, porque o governo americano os tem pressionado para que façam trabalhos de educação com os doentes, o que fica bem mais fácil simplesmente mandando que assistam a determinado programa. Contudo, a idéia é vista com ceticismo por alguns médicos e defensores dos direitos dos consumidores.

"Um comercial exibido no hospital pode fazer com o que o paciente acredite mais nele do que deveria", comenta Sharon Allison Ottey, especialista em medicina de internação e geriátrica. O fato de que os doentes podem pensar que o hospital aprova os produtos que passam na TV é problemático para as próprias instituições. "Dar acesso à cama do hospital para as companhias farmacêuticas é um grande passo para trás", condena Peter Lurie, vice-diretor da organização de defesa do consumidor Public Citizen Health Research Group.

De acordo com The Wall Street Journal [26/9/02], o Patient Channel vai ser transmitido pelo sistema de televisão por satélite da GE. Segundo a empresa, uma comissão de médicos vai supervisionar a programação do canal para garantir que conteúdo editorial não se misture com propaganda. Ela nega a possibilidade de se estimular o uso indevido de medicamentos com a novidade. "Como as pessoas estarão no hospital, enfermeiras e médicos poderão conversar com elas e explicar para que serve o que vêem nos comerciais", argumenta Peter MacCabe, gerente-geral global de produtos educacionais da GE Medical, que acrescenta que "os pacientes podem mudar de canal e ver exatamente os mesmos medicamentos em outra estação".