Uma força-tarefa da Autoridade Metropolitana de Transportes de Nova York descobriu que a principal causa de inundação nos trilhos do metrô é o acúmulo de jornais gratuitos distribuídos aos passageiros. Restos de jornais como o AM New York e o Metro deixados nas estações acabam voando e caindo nos trilhos e entopem canos de esgoto – e seriam parcialmente responsáveis pela séria inundação em setembro de 2004 que afetou 15 linhas do metrô.
‘Jornais distribuídos foram e continuarão a ser a principal causa de entupimento dos canos’, afirmou Barry Feinstein, que comandou a investigação. Feinstein ressaltou que, apesar de o sistema de esgoto entupir também por outras razões, as inundações pioraram desde o lançamento dos jornais gratuitos, há três anos. Sua maior reclamação é quanto aos restos de páginas deixados para trás logo após a hora do rush pela manhã. Além de bloquear os canos de esgoto, eles também são um risco para incêndios.
Reciclagem
O AM New York tem circulação diária de 325 mil cópias, e o Metro, de 300 mil. Uma porta-voz do Metro afirmou que o jornal está fazendo todo o possível para resolver o problema. ‘Nós criamos um programa de reciclagem que encoraja os passageiros a redistribuir os jornais que pegam’, diz, completando que o objetivo é que pelo menos 40 mil jornais sejam reaproveitados por mês.
Um porta-voz do AM New York rebateu a acusação de Feinstein de que os jornais são distribuídos dentro do metrô. Segundo ele, tanto o AM New York quanto o Metro são entregues apenas do lado de fora das estações, e apenas os jornais pagos são encontrados nos quiosques das plataformas.
Feinstein diz que, mesmo que jornais pagos também sejam encontrados nos canos, eles aparecem em menor volume do que os gratuitos. ‘As pessoas pagam por estes jornais e os levam para o trabalho. Elas não os deixam no metrô’. Informações de Annie Karni [The New York Sun, 26/10/06].