COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Marcio Ferreira (*)
Responda rápido: o que tem a ver mineração com samba e assessoria de comunicação? Se você disse "nada" está errado. Prova disso é o enredo que a Grande Rio, escola de samba do município de Duque de Caxias (RJ), leva para a avenida em 2003. Capitaneada pelo carnavalesco Joãozinho Trinta, a escola elegeu como enredo a Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores mineradoras do mundo, que não se furtou à participação e vai investir nada menos que US$ 6 milhões para virar samba.
A CVRD recebeu a proposta da LMS Consultoria, empresa de comunicação que presta assessoria à Vale e, a princípio, estranhou. Aí entrou toda a dinâmica das ferramentas estratégicas de uma assessoria de comunicação que não se limita apenas a sugerir, mas a projetar a visão da empresa num mercado global e internamente.
Para fechar o projeto com capacidade de convencimento, a empresa lembrou que os principais concorrentes da CVRD destinaram fatias polpudas de patrocínio a iniciativas que passavam ao largo dos negócios de mineração. A australiana BHP foi uma das patrocinadoras das Olimpíadas da Austrália, enquanto a siderúrgica asiática Posco apoiou a Copa da Coréia.
Não é a primeira vez que o samba flerta com a área empresarial. Tanto a Varig quanto a TAM foram enredo no carnaval 2002, respectivamente na Beija-Flor e no Salgueiro. Já no enredo Das profundezas da Terra ao esplendoroso Vale do Rio Doce, a CVRD vai mais além. A empresa está alugando camarotes e tem reservas em hotéis para influentes parceiros internacionais, mostrando que a estratégia é mesmo ampliar sua imagem entre o público corporativo.
Em assessoria de comunicação aprende-se, entre outras coisas, que saber gerir processos, traçar estratégias e ter contato estreito com o board da empresa é grande opção para impulsionar o que todo cliente deseja quando paga um fee: comunicação é resultado! E se tudo der certo, com o carisma de Joãozinho Trinta, a garra da Grande Rio e o pé quente de quem é uma das maiores empresas do mundo, o "samba de alumínio" deverá ser mesmo sensação no carnaval 2003. Um ponto a mais para quem acredita na força das assessorias de comunicação.
(*) Jornalista, professor de Assessoria de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida e assessor de imprensa do Grupo Fels Setal