Monday, 20 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1321

UFBA abre programa de qualificação

FORMAÇÃO DO JORNALISTA

Nadja Miranda (*)

O Programa de Qualificação Profissional em Jornalismo ? Proquali-jor, inaugurado na segunda-feira (4/11), com o módulo Assessoria de Comunicação, tem participação garantida dos profissionais e motivou uma movimentação singular entre jornalistas, veículos e empresas de comunicação baianas. Não por acaso isto acontece. Em verdade, o Proquali-jor vem saldar uma antiga dívida da Faculdade de Comunicação da UFBA com os jornalistas baianos. A este contingente de profissionais, a grande maioria de ex-alunos, formados, pelo menos, nas últimas três décadas, praticamente não se ofereceram possibilidades de reciclagem, de atualização sintonizada com as demandas típicas de quem está atuando no mercado de trabalho jornalístico.

O Proquali-jor está sendo iniciado por cursos de extensão ? previstos para este ano ainda os cursos de Jornalismo Online (25 a 29/11) e Ensino de Jornalismo (16 a 20/12) ?, mas pretende abranger também cursos de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação em sentido estrito), bem como outras atividades voltadas à qualificação e à atualização dos jornalistas, tais como seminários, encontros, ciclo de palestras etc. Em 2003, deverá ser implantada a Especialização.

As atividades vêm sendo estruturadas com base em enquete realizada entre os profissionais, que escolheram temáticas e horários preferenciais, sugestões que dão a feição do Proquali-jor. Os cursos de extensão, todos em módulos de 15 horas, comporão a Especialização, com 360 horas, integrada por 12 disciplinas que totalizarão 180 horas e um trabalho orientado de conclusão de curso com 180 horas. Pela enquete, os jornalistas são automaticamente cadastrados e passam a receber informações sistemáticas do programa e de outras iniciativas de interesse profissional. Aos jornalistas baianos juntaram-se profissionais de outros estados que, visitando o sítio da Facom, puderam também participar da enquete online.

Como vice-diretora da Facom e coordenadora do programa, acredito que o Proquali-jor representa o reconhecimento de que a Faculdade de Comunicação da UFBA tem uma dívida com os profissionais formados em Jornalismo. A Facom, depois de investir e conseguir a melhoria de seus cursos de graduação e pós-graduação, tem agora o dever de também atender as demandas dos jornalistas profissionais, muitos deles formados na Facom, de uma qualificação e uma atualização continuadas. Esta responsabilidade foi assumida como compromisso pela diretoria atual da Faculdade de Comunicação, inclusive em sua carta-programa, e o Proquali-jor é a melhor demonstração deste compromisso. À iniciativa associaram-se o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional dos Jornalistas.

Albino Rubim, diretor da Facom, ressalta, como uma das "características mais marcantes da Idade Mídia e da sociedade do conhecimento em que vivemos, a necessidade de estudo continuado para o exercício profissional qualificado em todas as áreas de práticas e saberes sociais e, em especial, na comunicação e no jornalismo". Estes dois campos de práticas e saberes ? prossegue ? "não só passam por profundas mutações sociais, tecnológicas e profissionais, como também lidam em essência com a atualidade, necessitando portanto uma continua e permanente atualização de conhecimento teórico, analítico e prático".

Nas nossas falas está contida também a certeza da direção da Facom quanto à necessidade de a universidade pública desenvolver uma interação cada vez mais intensa com o meio profissional (jornalistas, entidades representativas, empresas, instituições públicas etc.) "para não só qualificar sua atividade de pesquisa, ensino e extensão, mas principalmente para cumprir sua missão de atender às demandas mais significativas da sociedade, que afinal mantém a universidade pública.

Tendo em vista o movimento positivo gerado pela iniciativa que conseguiu reunir parceiros e participações das mais diferenciadas, todos empenhados no aprimoramento profissional, seria injusto de nossa parte não nos referir ao expressivo interesse dos profissionais de jornalismo, à motivação dos professores e à assimilação da proposta pela Agência de Comunicação do Governo do Estado da Bahia (Agecom), Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Rádio Educadora/TV Educativa), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Salvador e Uniredebahia ? Universidade de Negócios (Correio da Bahia/TV Bahia/TV Sudoeste/TV Salvador).

Assim, o Proquali-jor é uma realização que recupera uma relação essencial para a faculdade, a universidade, o meio profissional e a sociedade. A colaboração entre a Facom, a Fenaj, o Sinjorba e as outras instituições e empresas que conforma o Proquali-jor aparece assim como algo fundamental para garantir uma comunicação e um jornalismo qualificados, inovadores e democráticos na sociedade.


Informações

Telefones: (71) 263-6182/6174;

E-mails: <nicom@ufba.br> e <facomlac@ufba>;

Homepage: <http://www.facom.ufba.br/>

(*) Vice-diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA <nmm@ufba.br>