KNIGHT FOUNDATION
Nos dias 6 e 7 de dezembro, jornalistas investigativos de todo o Brasil estarão presentes na Universidade de São Paulo para discutir formas de aprimorar o exercício de seu trabalho. O seminário, organizado pelo Knight Center for Journalism in the Americas, contará com a presença de palestrantes internacionais. A primeira conferência, no dia 6, será aberta ao público em geral.
Programação
6 de dezembro, sexta-feira
Conferência Internacional sobre Jornalismo Investigativo. Debatedores: Rosental Calmon Alves (organizador), Brant Houston (diretor executivo da Investigative Reporters and Editors ? EUA), Pedro Enrique Armendares (diretor executivo da Periodistas de Investigación ? México).
Participação: livre
7 de dezembro ? sábado
Seminário internacional sobre jornalismo investigativo. Participação: mediante inscrição aprovada, restrita a 100 participantes. Horário: 9h às 16h
Na primeira sessão, todos os participantes assistirão a uma exposição sobre como funcionam e qual o papel das associações de jornalistas investigativos em outros países. O modelo dessas associações é a IRE, dirigida por Brant Houston. Houston e Pedro Armendares falarão sobre tendências e práticas do jornalismo investigativo em outros países.
Após essa sessão, o grupo se dividirá em três, para os seguintes workshops simultâneos:
Workshop 1
Reportagem assistida por computador; responsável: Brant Houston
A técnica de usar computadores para "entrevistar" bases de dados tem se tornado popular para a produção de reportagens investigativas nos Estados Unidos. No Brasil, ela ainda é pouco utilizada. Houston falará sobre os benefícios e dificuldades do uso dessa técnica.
Workshop 2
Pesquisa avançada na internet; responsável: Pedro Armendares.
Com a massa cada vez maior de informação disponível na internet, saber pesquisar nela para extrair exatamente o que queremos é cada vez mais importante. Armendares passará dicas, endereços e estratégias para transformar a internet em ferramenta de apuração.
Workshop 3
Investigando a lavagem de dinheiro; debatedores: Deomar Vasconcellos de Moraes, coordenador-geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, e o procurador da República Celso Três. Mediação: Frederico Vasconcelos, repórter da Folha de S.Paulo.
A lavagem de dinheiro é um tema cada vez mais importante no jornalismo brasileiro. Conheça a dimensão do problema e algumas formas de investigá-lo neste workshop.
Após o almoço, oferecido pela organização do seminário, os três workshops serão repetidos. Assim, cada participante vai poder assistir a duas sessões.
O seminário termina às 16h, e os jornalistas presentes serão convidados a debater a formação de uma associação brasileira de jornalistas investigativos.
Informações
Endereço na web: <http://planeta.terra.com.br/noticias/investigativo/> (coluna da direita)
Lá pode ser preenchida a ficha de inscrição.
Contato
Dean Graber <deangraber@mail.utexas.Edu>
Organizadores
O Knight Center for Journalism in the Americas foi criado na Universidade do Texas em Austin no começo de agosto deste ano, com verbas da Fundação Knight. Seu objetivo é promover cursos e seminários para jornalistas dos países das três Américas, em parceria com organizações locais. O Centro Knight é dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, que foi correspondente internacional e diretor-executivo do Jornal do Brasil antes de se tornar professor de Jornalismo na Universidade do Texas. O primeiro seminário promovido pelo Centro Knight no Brasil (Jornalismo Investigativo: Ética, Técnicas e Perigos) ocorreu no final de agosto.