DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
O ministro Ronaldo Sardenberg lançou em Brasília, no dia 12/12, um novo portal de divulgação da pesquisa científica brasileira ? o CanalCiência ? e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
O portal é voltado a jornalistas, educadores e público interessado. Tem como principal conteúdo textos de fácil leitura sobre as pesquisas desenvolvidas nos institutos de pesquisa do país, publicados com o aval do pesquisador, garantindo-se assim o rigor que este tipo de informação requer. A instituição considera que este é o grande diferencial do CanalCiência, porque o próprio pesquisador participa do processo de geração do texto de divulgação de sua pesquisa publicado no Banco de Pesquisas do portal.
Neste primeiro momento, o Banco de Pesquisas contém cerca de 50 pesquisas desenvolvidas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto Mamirauá, Museu Paraense Emílio Goeldi e IBICT, matérias sobre os telescópios Gemini e Soar e sobre o satélite sino-brasileiro Cyber, além de pesquisas sobre fontes alternativas de energia dos Centros Nacionais de Referência do Fórum Permanente de Energia Renovável.
Acompanhando estes textos-resumo há informações adicionais, como e-mail, instituição do pesquisador e endereço da página do projeto na internet.
O portal oferece também um diretório de links com os principais serviços brasileiros de notícia em C&T, glossários, revistas, sítios sobre cultura científica e museus de ciência, entre outros.
O portal permite o envio direto de uma pesquisa pelos autores, a qual receberá tratamento de linguagem antes da publicação. Esta interatividade se dá também pelo envio de sugestões de fontes, como livros e publicações, CD-ROMs e multimídias, eventos e cursos, todos sobre a temática da divulgação científica. O mecanismo eletrônico de envio de pesquisas permite que qualquer pesquisador encaminhe diretamente informações sobre seu trabalho para divulgação.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) é uma iniciativa do IBICT, apoiada pela Finep, que dissemina de forma integrada dados de teses e dissertações, possibilitando o acesso ao documento completo da tese. Dessa maneira, qualquer cidadão pode identificar, recuperar e acessar as teses e dissertações produzidas no país e no exterior.
A BDTD é apoiada por um comitê técnico-consultivo constituído por representantes dos institutos do MCT (Finep, CNPq, IBICT) e Bireme, MEC/Sesu, MEC/Capes e de três universidades (USP, PUC-Rio e UFSC).
A BDTD conta com uma rede de cooperação composta por Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, que mantêm programas de pós-graduação. As IES são responsáveis pela publicação eletrônica das teses e dissertações elaboradas e defendidas no âmbito dos seus programas, e aquelas defendidas no exterior são de responsabilidade do IBICT. A adesão das IES à BDTD é realizada mediante assinatura de acordo de cooperação técnica com o MCT, representado pelo IBICT.
A BDTD conta atualmente com cerca de 130 mil referências bibliográficas de teses e dissertações de 14 IES cooperantes e 2 mil teses eletrônicas. Com o objetivo de ampliar a abrangência da BDTD e facilitar a integração de novas IES, o IBICT repassará, gratuitamente, as tecnologias desenvolvidas pelo instituto para que estas instituições publiquem eletronicamente as suas teses. As IES com limitações de infra-estrutura tecnológica poderão se valer da infra-estrutura do IBICT.
A BDTD utiliza padrões e protocolos adotados internacionalmente, permitindo sua integração com outros sistemas nacionais e internacionais. Encontram-se em fase de desenvolvimento módulos que permitem a integração da BDTD com os sistemas brasileiros para avaliação e fomento à pós-graduação (DataCapes e Lattes) e, em nível internacional, com a Networked Digital Library of Thesis and Dissertations (NDLTD), mantida pela Virginia Tech.
Informações IBICT
Endereço na web: <www.ibict.br
Endereço postal: SAS quadra 05, lote 06, bloco H Brasília ? DF
Telefone: (61) 217-6350
Fax: (61) 226-2677
CanalCiência
E-mail: <comunicacao@ibict.br
BDTD
E-mail: <kuramoto@ibict.br