NARCONEWS
Karine Muller e Helena Klang (*)
A Escola Narconews de Jornalismo Autêntico abriu suas portas para que jovens jornalistas do mundo inteiro possam participar do seminário que se dará de 10 e 20 de fevereiro de 2003, em M&eaceacute;rida, no México. O objetivo maior é o resgate do jornalismo autêntico. Idealizada pelo jornalista Al Giordano, a Escola é apoiada pela Universidad Autonoma de Yucatán e pelo jornal mexicano Por Esto!
Durante o seminário serão ministradas aulas de reportagem com profissionais como o editor do Por Esto!, Mario Menéndez, além de jornalistas e editores americanos como Ann Harrison, Gary Webb, Peter Gorman e Jeremy Bigwood. Da América Latina também estarão no evento os jornalistas Raquel Gutiérrez Aguilar, Jules Siegel e outros especialistas em comunicação por televisão, rádio, documentários e jornalismo online.
O diplomata colombiano Gustavo de Greiff e o líder mundial Andrés Vásquez de Santiago , representante do Congresso Nacional Indígena do México, também estarão trabalhando junto com os futuros jornalistas.
Os estudantes vão ainda produzir uma reportagem sobre a primeira conferência das Américas sobre a reforma das políticas das drogas, intitulada "Saliendo de las Sombras", marcada para acontecer entre os dias 12 e 15 de fevereiro, também em Mérida. Os trabalhos receberão comentários e críticas dos jornalistas e professores que vão estar presentes no Seminário. As reportagens serão publicadas na internet no endereço eletrônico <www.narconews.com>
(*) Jornalistas; e-mail <jautenticas@bol.com.br>