Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

O significado político da manipulação da notícia

ABRAMO + BIONDI

Antonio Carlos Olivieri (*)


Padrões de manipulação na grande imprensa, de Perseu Abramo (posfácio de Aloysio Biondi), Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 64 pp. Preço: R$ 12.


Durante os eventos do Fórum Social Mundial, a Editora Fundação Perseu Abramo lançou o livro Padrões de manipulação na grande imprensa, ensaio inédito de seu patrono, o jornalista e sociólogo Perseu Abramo (1929-1996), que põe em foco os interesses políticos que estão por trás das notícias e o modo pelo qual a apresentação da realidade é manipulada pelos meios de comunicação.

Nas palavras do jornalista Hamilton Octavio de Souza, que assina o prefácio, "os estudos do professor Perseu desmascaram a autoproclamada ?objetividade? da imprensa comercial-burguesa, mostram que se trata de uma ?falsa objetividade? e situam o jornalismo praticado pelo mercado como um instrumento de controle político das elites, contrário aos interesses maiores do povo brasileiro". De fato, o ensaio ressalta que a distorção da realidade não decorre diretamente do interesse econômico ou da busca do lucro das empresas de comunicação, mas da lógica do poder e do campo da dominação política.

Entretanto, como bem evidencia o título do volume, não se trata somente de denunciar a manipulação promovida pelos meios de comunicação, mas de analisar o modo pelo qual ela ocorre e estabelecer seus padrões, levando em consideração procedimentos como a presença ou ausência dos fatos no noticiário, a fragmentação da notícia, a inversão da relevância das informações etc. Nesse sentido, o ensaio de Perseu Abramo fornece um precioso instrumental crítico para a leitura correta e precisa do jornalismo praticado contemporaneamente pela grande imprensa.

Além do brilhante ensaio de Perseu Abramo, o volume traz ainda, como posfácio, um texto do jornalista econômico Aloysio Biondi (1936-2000), marcado por sua característica perspicácia crítica. Intitulado "Mentira e caradurismo ou a imprensa no reinado FHC", o artigo apresenta nove truques com que o jornalismo econômico nacional procurou infundir no leitor uma visão extremamente otimista quanto à situação econômica do Brasil, já então em franco processo de deterioração.

(*) Fundação Perseu Abramo. Tel./Fax: (11) 3673-4531/9561-4030; e-mail: <ac.olivieri@uol.com.br>; sítio: <www.fpabramo.org.br>