Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Novo jornal em Los Angeles

L.A. EXAMINER

Richard Riordan, ex-prefeito republicano de Los Angeles, está engajado na criação de um jornal que faça frente ao Los Angeles Times em sua cidade. O segundo maior mercado de mídia dos Estados Unidos tem cerca de 70 emissoras de rádio, mas apenas um grande jornal. O L.A. Examiner deverá ser alternativa "centrista" para os leitores, segundo o político, que está desembolsando a maior parte dos US$ 5 milhões necessários para o lançamento do diário, previsto para 5/6/03.

Riordan acredita que Los Angeles precisa de um jornal que "seja em favor da honestidade e que não permita que seus repórteres se casem com suas próprias ideologias sem que possam provar que o que dizem está certo". Em sua opinião, quase todos os jornalistas do L.A. Times seriam democratas, ou seja, mais esquerdistas. A visão deles não seria a da população. Ken Layne, gerente editorial do Examiner, concorda: "Quando leio o L.A. Times, penso que é feito por um bando de gente da Costa Leste que tenta imitar o New York Times". Em 2000, o L.A. Times foi comprado pela Chicago Tribune, após cem anos em mãos de proprietários locais.

Uma equipe colunistas e colaboradores vai reforçar o conteúdo do Examiner, que pretende ter a cara dos californianos, com "fofocas de qualidade", guias de internet, resumos de filmes "que as pessoas possam entender" e resenhas de livros "que as pessoas realmente leiam".