Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mídia na linha de mira

GUINÉ-BISSAU

Repórteres Sem Fronteiras (*)

A organização Repórteres sem Fronteiras inquieta-se com a grave deterioração da situação da liberdade de imprensa na Guiné-Bissau, após a expulsão de um jornalista da Rádio Nacional pelo secretário de Estado da Informação, João Manuel Gomes.

"Após terem atacado os meios de comunicação de massa privados e fechado a principal rádio da oposição, as autoridades têm agora por alvo os meios de comunicação de massa públicos. A algumas semanas das eleições legislativas, esse fato põe gravemente em causa o pluralismo da informação na Guiné-Bissau", afirmou Robert Ménard, secretário-geral de Repórteres sem Fronteiras. "O governo está a assumir o controle de todos os setores da informação e, atualmente, a oposição não tem quase nenhuma possibilidade de expressar-se", acrescentou.

A organização pede ao governo guineense que deixe os jornalistas dos meios de comunicação públicos e privados trabalharem com toda a liberdade e segurança.

No dia 8 de março de 2003, Ensa Seidi, chefe de redação da Rádio Nacional, foi molestado e expulso das instalações da estação por ordem do secretário de Estado da Informação, João Manuel Gomes. Censura-se ao jornalista o fato de ter realizado e divulgado uma reportagem sobre a volta ao país de Francisco Fadul, antigo primeiro-ministro e, hoje, líder de um partido da oposição. Francisco Fadul anunciou a sua intenção de candidatar-se às eleições presidenciais que deverão realizar-se após o pleito legislativo de 20 de abril.

Repórteres sem Fronteiras lembra que, no dia 27 de fevereiro de 2003, o governo anunciou o cancelamento definitivo da autorização para emitir antes concedida à Bombolom FM. A rádio é acusada de falta de "profissionalismo", "pluralismo" e "objetividade" na sua cobertura da atualidade. A estação fora fechada até segunda ordem no dia 13 de fevereiro, depois de ter dado a palavra a um deputado da oposição que, na ocasião, fez severas críticas ao presidente da República.

(*) URL: <www.rsf.org>