Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Anúncio no Chronicle pede impeachment

IMPÉRIO BUSH

Um anúncio de página inteira no San Francisco Chronicle pedindo o impeachment do presidente Bush provocou uma série de telefonemas e cartas com reclamações de leitores. Dick Rogers, ouvidor do jornal, contou ter recebido mensagens chamando de "ultrajante" o fato do Chronicle ter aceitado esse tipo de propaganda "antiamericana". "A maioria das pessoas que ligou disse que era de mau gosto publicar esse comercial enquanto nossas tropas estão morrendo lá fora. Não houve muitos telefonemas a favor."

O anúncio é idéia do ex-secretário de Justiça Ramsey Clark, figura polêmica ligada à esquerda, revela John Wildermuth [San Francisco Chronicle, 8/4/03]. Clark já defendeu réus famosos, como Sheikh Omar Abdel Rahman, acusado pelo bombardeio do World Trade Center, e o ex-presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic. O anúncio, que teria custado US$ 45 mil, pede o impeachment de Bush, do vice-presidente Dick Cheney, do secretário de Defesa Donald Rumsfeld e do secretário de Justiça, John Ashcroft.

Um porta-voz da Casa Branca lembrou que o governo tem o apoio da população, segundo pesquisas recentes. A Field Poll revelou que 76% dos californianos apóiam a ação militar no Iraque. Joe Brown, porta-voz do jornal, argumenta com o livre discurso: "Publicamos anúncios controversos antes e continuaremos a fazê-lo. As pessoas têm direito de expressar suas crenças."