Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalismo pago?

MÍDIA ESPORTIVA

Rodrigo Vessoni (*)

Na segunda-feira, a Rádio Jovem Pan AM, de São Paulo, começou a emitir boletins, num dos programas esportivos de maior credibilidade do país ? Jornal de Esportes ?, sobre um esporte do qual a grande maioria dos brasileiros provavelmente nunca ouviu falar: o golfe.

Praticado apenas pela elite, e principalmente nos Estados Unidos, o golfe jamais teve espaço na mídia brasileira, seja no rádio, na TV, na internet ou nas páginas dos jornais. A importância do golfe no Brasil é a mesma que as touradas espanholas no Afeganistão ? ou seja, nenhuma.

Agora, fica a seguinte pergunta: por que uma rádio que se diz "a visão do povo" e totalmente transparente, está dando espaço em sua programação a um esporte como este? Seria porque a Rádio Jovem Pan fechou um patrocínio para estes boletins com uma revista especializada no assunto, a World Golfe Digest Brasil?

O valor do contrato é difícil de apurar mas, para uma rádio tão tradicional na cobertura jornalística do vôlei, do tênis e, principalmente, do futebol, "perder" seu valioso espaço com um esporte que os brasileiros nem sabem como é praticado certamente o retorno financeiro proveniente desta publicidade deve cobrir possíveis prejuízos de credibilidade.


Obs.: A palavra golfe provém do inglês golf, que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. A origem desse esporte tem várias versões. Uma das mais prováveis é que os escoceses o tenham criado por volta de 1400. Já em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei James II, proibia a prática do golfe, por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país, devido à dedicação e ao tempo que o esporte exigia.


(*) Repórter do sítio Gol de Placa <www.goldeplacahp.com> e estudante de Jornalismo da FIAM