Tuesday, 07 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Objetividade impossível

MÍDIA ÁRABE

Por que a mídia árabe aceitou se alinhar ao regime iraquiano enquanto fingia fazê-lo com o povo? A questão é levantada no parágrafo inicial do artigo do escritor catariano Abdulhamid al-Ansary, publicado no Arab News [21/4/03].

De forma geral, diz al-Ansary, a mídia árabe se caracterizou pela seletividade e clara inclinação favorável ao regime do Iraque. "Nossa mídia se devotou a programas especiais de disseminação e repetição das mentiras do [ministro da Informação do Iraque Mohamed Said] al-Sahaf", disse o escritor. "Seus pontos de vista parciais foram impostos por espectadores. Nossa mídia tentou aumentar o grau de ódio à coalizão ao concentrar as notícias no grau de destruição e no número de vítimas civis, sem deixar claro que isso se devia ao fato de o regime iraquiano ter posicionado seus tanques em áreas civis."

Para al-Ansary, foi a própria mídia árabe que afirmou que os objetivos da guerra eram destruir o Iraque e acabar com suas capacidades para, depois, ocupá-lo. "Não considerou, por um momento sequer, o papel do ditador iraquiano na destruição e ruína do país por um período superior a 30 anos."

"A mídia árabe atacou a oposição iraquiana e impôs um boicote coletivo enquanto estações via satélite abriram espaço para todos, menos os iraquianos, que, no final das contas, eram os mais preocupados", disse o escritor catariano, lembrando que a mídia do Kuwait foi uma exceção isolada. "Nenhum canal via satélite teve coragem de transmitir as cenas de boas vindas às tropas da coalizão nas cidades libertadas. Em vez disso, as estações fizeram algazarra sobre o que chamaram de crimes da coalizão, ignorando os crimes do próprio regime."

O problema da mídia árabe não se reteve apenas nas análises e opiniões. Estendeu-se até a apresentação das notícias. Um canal árabe chegou a culpar deliberadamente soldados aliados de maus tratos a civis locais. Jornais respeitáveis, de acordo com al-Ansary, "não eram considerados devotos se não cobrissem o acidente trágico e lamentável em que jornalistas foram mortos por forças da coalizão ? a fim de, dizem os jornais, silenciar estações via satélite árabes".

Seria muito pedir que a mídia árabe fosse objetiva? Para al-Ansary, sim. "A mídia árabe é governada pela atmosfera geral prevalecente e por pessoas que foram alimentadas por slogans de propaganda pesada por mais de meio século."