Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Proteção antiterror no Pentágono

TELETIPO

Jornalistas que cobrem o Pentágono regularmente receberam máscaras de gás para se protegerem de eventual ataque terrorista, noticia a Reuters [2/6/03]. Os 25 mil funcionários civis e militares que trabalham nos edifícios-sede da instituição, no estado da Virgínia, à beira do Rio Potomac, na margem oposta a Washington DC, também ganharam o equipamento. As máscaras protegem, por cerca de 65 minutos, contra agentes químicos e biológicos, e contra partículas radioativas.

O jornalista americano Michael Kelly foi agraciado postumamente com a 2a edição do Prêmio Daniel Pearl por coragem e integridade no jornalismo. Kelly, editor da Atlantic Monthly e colaborador do Washington Post, morreu na invasão do Iraque quando acompanhava a 3a Divisão de Infantaria dos EUA. O veículo em que estava caiu dentro de um canal. Como informa a AP [4/6/03], o vencedor do prêmio é definido pelo Clube de Imprensa de Los Angeles em conjunto com a família de Daniel Pearl, repórter morto no Paquistão em 2002 por um grupo islâmico extremista.

O cineasta americano Spike Lee entrou com processo contra a megacorporação Viacom por causa da mudança de nome, programada para este mês, do canal TNN, de propriedade da empresa, para Spike TV. A propaganda do canal o anuncia como a “primeira rede para homens”. Segundo o New York Post [4/6/03], Lee reclama de não ter sido consultado sobre a mudança, que, em sua opinião, buscar associar a marca da emissora com as características de sua pessoa ? “irreverente, agressivo, macho, esperto e contemporâneo”, nas pouco modestas palavras do diretor.