Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Demissão em massa no La Nación

CHILE
(*)

Claudia Lagos Lira

[Tradução: Jô Amado]

Treze jornalistas, entre os quais o editor e o subeditor do jornal La Nación Domingo, assim como colaboradores e colunistas, demitiram-se no sábado, 24 de maio, acusando a diretoria da publicação, oficial, de ter cedido a pressões políticas para impedir a divulgação de uma reportagem sobre irregularidades numa repartição do Estado.

Em carta divulgada publicamente no sábado, 24 de maio, Julio César Rodríguez, editor de La Nación Domingo, Mirko Macari, subeditor, e os jornalistas Alejandra Matus, Marcela Ramos e Marcelo Padilla, assim como os colaboradores Leonardo Navarro, Pablo Basadre, Macarena Silva, Claudia Molina e Juan Sharpe e os colunistas Paul Walder, Guillermo Tejeda e Domingo Domínguez, anunciaram a decisão de se demitirem do jornal estatal devido à censura da reportagem “A caixa-preta do Indap” (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura destinado ao fomento de pequenas e médias empresas agrícolas). A matéria foi escrita por Alejandra Matus, também autora do Livro Negro da Justiça Chilena.

Segundo o comunicado dos jornalistas, a reportagem em questão “fazia referência a um estudo solicitado pelo senador Nelson Ávila no qual se conclui que mais de 60% do montante de um bilhão de dólares que o Estado investiu nas pequenas propriedades agrícolas durante os últimos dez anos ficou nas mãos de empresas intermediárias, em sua maioria ligadas à Democracia Cristã (partido da coalizão governamental). A reportagem também menciona que seis altos funcionários do Indap teriam recebido remunerações excessivas e inexplicáveis, o que foi detectado pela Contraloría Geral da República [órgão que fiscaliza os gastos públicos]”. A reportagem informava, além disso, que também altos executivos do Indap teriam recebido benefícios extra-salariais, irregularidade que foi igualmente detectado pela Contraloría.

No comunicado divulgado no dia 24 de maio, os repórteres salientam que “valorizamos profundamente o fato de que a diretoria e o diretor deste jornal tenham aberto espaço para um jornalismo independente, inovador e pluralista durante este período. Justamente por este motivo, manifestamos nossa repulsa à decisão da diretoria de proibir a publicação da matéria, cedendo a pressões políticas. Sentimos que não nos será possível continuar a desenvolver este importante projeto nas condições necessárias de liberdade e profissionalismo com que havíamos contado até agora”.

O próprio diretor do jornal, Alberto Luengo, reconheceu, em entrevista ao jornal El Mostrador <www.elmostrador.cl> que houve pressões políticas da Diretoria (…). “Imagino que tenham partido das pessoas que se sentiram afetadas pela reportagem”, afirmou Luengo.

A autora da reportagem, Alejandra Matus, e o diretor do jornal, Alberto Luengo, insistiram, durante duas semanas, para ouvir a versão do diretor do Indap, Ricardo Halabí que, na quinta-feira, 22 de maio, se recusou a fazê-lo. Diante dessa decisão do funcionário, a diretoria do jornal optou por não publicar a matéria.

La Nación é editado pela Empresa Periodística La Nación S.A., da qual o Estado detém 69% das ações. A diretoria é composta por Mahmud Aleuy Peña y Lillo, presidente, e os diretores Jorge Awad Mehech, Luis Eduardo Thayer Morel, Raimundo Valenzuela de la Fuente, Isidro Solís Palma, René Jofré Delgado e Enrique Alcalde Undurraga.

Devido ao tumulto provocado pela demissão pública, em assembléia, da equipe de La Nación Domingo, a diretoria do jornal reuniu-se na segunda-feira, 26 de maio, e o diretor Alberto Luengo informou que a reportagem sobre o Indap seria publicada, na íntegra, na edição de terça-feira, 27 de maio, acompanhada por uma entrevista com o diretor do órgão, Ricardo Halabí que, segundo disse, concordou em discutir o assunto. Luengo anunciou ainda um relato completo dos fatos sucedidos em torno da censura à reportagem e as opiniões que o assunto motivou.

(*) Reproduzido do sítio Interprensa <http://www.ipyspe.org.pe/interprensa.htm>, boletim semanal do Instituto Prensa y Sociedad <http://www.ipyspe.org.pe/>