Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

BBC entre os piores

REINO UNIDO

A BBC foi considerada uma das piores imprensas do Reino Unido em maio, por mostrar cenas de soldados britânicos mortos na guerra ao Iraque. A decisão da TV pública inglesa de transmitir um documentário sobre a emissora árabe al-Jazira, contra a vontade das famílias dos soldados, provocou reação negativa no tablóide The Sun, que deu início a campanha fervorosa pelo banimento do filme. The Sun pertence ao magnata Rupert Murdoch.

A corporação, afirma Julia Day [The Guardian,11/6/03], está a apenas seis posições do pior da mídia britânica. O dado é resultado de uma pesquisa da PressWatch. Em contraste, a TV via satélite BSkyB, de Rupert Murdoch, terminou o mês como a emissora mais prezada na imprensa, em quinto lugar na imprensa em geral.

A PressWatch fez a lista a partir da cobertura da imprensa nacional de todas as principais companhias britânicas.

Incitação de preconceito

A BBC recebeu mais de mil reclamações devido a recente episódio do programa Spooks, que exibiu um centro de treinamento de homens-bomba fictício, em uma mesquita árabe em Birmingham. Grupos muçulmanos reclamaram que o episódio incita o preconceito racial.

Trata-se de um recorde de reclamações na BBC, de acordo com Julia Day [The Guardian, 10/6]. O programa foi visto por 7,8 milhões de espectadores e exibiu um radical muçulmano ensinando adolescentes a tornar-se homens-bomba.

Uma porta-voz da emissora disse que os e-mails não faziam parte de qualquer campanha virtual. Eram indivíduos preocupados que escreviam. O Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha e o Comitê de Relações Públicas Muçulmanas também se manifestaram.