Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Microsoft processa "spammers"

LIXO VIRTUAL

A Microsoft está processando 15 grupos de pessoas e companhias que afirma terem coletivamente enviado a seus clientes mais de dois bilhões de e-mails não-solicitados, também chamados de spam.

A companhia estima que mais de 80% dos mais de 2,5 bilhões de mensagens enviadas diariamente a usuários de Hotmail ? serviço gratuito da Microsoft ? são spam. Parte desses e-mails é bloqueada pelo serviço de filtro que, muitas vezes, pode acabar identificando como lixo algum e-mail importante.

De acordo com reportagem de Saul Hansell [The New York Times, 18/6/03], os principais provedores americanos, entre os quais America Online, Earthlink e Yahoo, começaram a processar os "spammers". A Microsoft garante que mais atitudes estão por vir.

Doze dos processos estão no tribunal estadual de Washington para julgamento de acordo com a Lei Federal de Fraude e Abuso de Computador. Um processo está registrado na Califórnia e os outros dois, na Grã-Bretanha. Algumas das empresas processadas pela Microsoft são Email Gold Inc., NetGold, VMS Inc., Proform4life Inc. e RHC Direct. São acusadas de tentar vender ferramentas de promoção de spam, hormônios de crescimento humano, vídeos de caráter duvidoso para alavancar oportunidades de emprego, entre outros.