TELETIPO
Recém-lançado nos Estados Unidos, o KeepMedia é nova tentativa de fazer publicações da imprensa renderem algum dinheiro na rede. Assinantes do serviço terão acesso, por US$ 4,95 mensais, a arquivos de diversos títulos, como Economist, Variety, Psychology Today, U. S. News, Esquire, Miami Herald, entre outros. Para não comprometer as vendas das versões impressas, não ficarão disponíveis os números que estão nas bancas. Só quando chegar a nova edição é que a velha aparecerá no KeepMedia. Como informa a jornalista Leslie Walker [The Washington Post, 24/7/03], o sistema deve contar mais com a adesão de editoras com poucos títulos. Empresas maiores ? como a Time, que tem cerca de 150 publicações ? estão buscando meios próprios de cobrar pelo seu conteúdo na internet.
Tribunal federal da Alemanha deu ganho de causa ao sistema de busca de notícias Paperboy.de em processo contra a Holtzbrinck, proprietária do jornal financeiro Handelsblatt e de diversos diários regionais. A editora havia se queixado de que o buscador cria deep links a suas notícias, fazendo com que os internautas não passem pelas páginas iniciais de seus sítios, o que prejudica seus ganhos com publicidade. A justiça considerou que o usuário de internet poderia ir direto às notícias digitando suas URLs no navegador, de modo a também não abrir as home pages. A decisão não se aplica, porém, se o conteúdo for protegido por senha. As informações são da Media Life [21/7/03].