REDE BAND
“Band faz lobby em Brasília por novo canal”, copyright Folha de S.Paulo, 25/7/03
“A Bandeirantes participou de uma reunião com a cúpula da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para tentar garantir a renovação da concessão do canal 50, que vence neste ano. Trata-se de uma frequência que ainda não está no ar e que a emissora pretende transformar em uma rede musical a partir de 2004.
A concessão, dada à Bandeirantes em 1988, no governo Sarney, faz parte de um grupo conhecido como TVs mistas. É autorizado a operar entre sete e oito horas por dia como TV aberta, e o restante, como um canal por assinatura.
Representada pelo diretor Roberto de Oliveira, a Bandeirantes levou também à Anatel proposta de ampliar a faixa aberta para 12 horas. Argumentou que seria a única forma de viabilizar comercialmente a estréia do canal.
O resultado da reunião foi animador para a emissora: a agência sinalizou que a concessão deverá ser renovada e se comprometeu a fazer uma ponte com o Ministério das Comunicações, já que a alteração do horário só poderá ser feita por meio de decreto de lei.
No Brasil existem 25 concessões de TV mista. Além da Band, estão entre os proprietários a Globo, com dois canais (um em SP e outro no Rio), o grupo Abril, com sete, e o jornal carioca ?O Dia?.
A ABTU (Associação Brasileira de Televisão em UHF), que representa donos das TVs mistas, também tenta agendar audiência com Miro Teixeira (Comunicações).”
“De canal a rede, 21 lança nova programação”, copyright Estado de S.Paulo, 28/7/03
“Já faz algum tempo que o Canal 21, do grupo Band, vem tentando ampliar horizontes e emplacar uma nova denominação. Há cerca de um mês, a rede incorporou a TV Brasília (que era afiliada da Rede TV!), expandiu o sinal pelo País e passou a se chamar Rede 21. E ainda para este mês, a emissora promete iniciar uma nova fase, com mudança na grade de programação. Os maiores investimentos serão no jornalismo e na estréia de novas séries.
A intenção é fazer do canal (que é aberto e tem sintonia UHF) uma alternativa diferenciada para os telespectadores. ?Queremos oferecer um conteúdo similar ao da TV paga?, explica a responsável pela Rede 21, Maria Leonor Saad. Por isso, parte do horário nobre será reservada para as séries. As maiores novidades são os seriados Will & Grace, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21 horas, Seinfeld, também diariamente às 21h30, e Absolutely Fabulous, que entra na grade apenas aos domingos, às 23 horas. Continuam no ar The Nanny (18h30), Jeannie é um Gênio (19 horas), A Feiticeira (19h30) e Casal 20 (20 horas).
A estréia da nova grade está prevista para a primeira quinzena de agosto. Além dos seriados, entra no ar também o Jornal 10 reformulado, que continua com meia hora de duração, das 22 às 22h30, mas inaugura outro visual e – até pelo atual mapa de retransmissoras do 21 pelo País – passa a ter notícias mais abrangentes. O jornalista Fábio Pannunzzio, ex-correspondente da Band em Brasília, foi convidado para ancorar o noticiário, com a apresentadora Ana Luiza Médici. ?É um horário estratégico, intermediário aos jornais de outras emissoras?, ressalta Leonor.
Na trilha da reforma, os filmes passam do horário das 20 para o das 22h30. Cada dia da semana, de segunda a sexta, será dedicado a um gênero: cult, clássicos, romance/comédia, festivais/personalidades e nacional.
Com a inclusão de novas atrações, alguns programas terão de ser remanejados. A maioria passará a ser exibida no final de semana. O Rota 21, por exemplo, vai para o sábado, às 18h30, com reapresentação no domingo, às 19h30. O Comercial e Cia. também passa para o sábado, às 19 horas, seguido pelo Tá na Moda, às 19h30. As reapresentações também serão no domingo, às 23h30.