Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Para uma história da Telemontecarlo

OI NA TV

Trecho da participação do jornalista Albino de Castro, ex-chefe de reda&ccediccedil;ão da Telemontecarlo (operação de TV das Organizações Globo na Itália, já desativada), ao programa Observatório da Imprensa na TV n? 253 (12/8/03)


"Quando a Rede Globo chegou à Europa para fazer televisão, na Europa inteira existiam apenas as televisões oficiais, do Estado. A Itália começava a fazer uma televisão privada que não tinha direito a transmitir telejornais ao vivo, mas que podia ter programas jornalísticos.

As telenovelas da Globo faziam muito sucesso na Itália. A Telemontecarlo tinha transmissão em francês e em italiano, e o canal italiano foi adquirido pela Rede Globo. A idéia era montar uma grade de programação de muita qualidade. E de fato o fizemos.

Eu tinha sido correspondente da Rede Globo e na época passei a ser um dos chefes de redação da Telemontecarlo. Lá montamos ? com Ricardo Pereira, que era o diretor de jornalismo ? uma emissora voltada para o jornalismo de muita qualidade e com alguns produtos brasileiros de sucesso.

Nós tivemos muitos problemas na Itália. Primeiro foram os de adaptação com os próprios repórteres da televisão que trabalhavam muito "à la antiga", digamos assim. E sobretudo tivemos problemas com [Silvio] Berlusconi, porque ele não se conformava que uma emissora como a Rede Globo [pudesse] chegar à Itália e conseguir ter telejornais ao vivo ? o que ele nunca conseguiu.

Então começaram os problemas, inclusive os inúmeros processos na Justiça e, por diversa vezes, os links da Telemontecarlo, que ficam espalhados por toda a península italiana, foram derrubados propositadamente por ações criminosas.