Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Cartum polêmico

DOONESBURY

Diversos jornais americanos decidiram não publicar uma tira de Doonesbury, do cartunista Garry Trudeau, porque tratava de masturbação. A piada se baseia em pesquisa australiana que constatou que o hábito do prazer solitário pode ajudar homens entre 20 e 30 anos a evitar o câncer de próstata.

A distribuidora de Doonesbury, Universal Press Syndicate, colocou uma tira alternativa à disposição dos cerca de 1.400 assinantes que o publicam, caso não se sentissem "confortáveis". Não se sabe ao certo quantos optaram por ela, mas uma enquete do diário Milwaukee Journal Sentinel com 34 jornais aponta que 19 tinham a intenção de fazê-lo.

Não é a primeira vez que a imprensa resiste a publicar piadas de Trudeau. Em 2000, houve problemas por causa de uma tira que insinuava que o então candidato à presidência George W. Bush usava cocaína. Em 1998, pelo menos quatro jornais deixaram de reproduzir piadas em que o alvo era a relação de Bill Clinton com a estagiária Monica Lewinsky.

Amy Shafer, da AP [3/9/03], informa que Trudeau normalmente não aceita que se ofereça uma tira alternativa a jornais com "preocupações editoriais", mas desta vez concordou.