Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Siegal é novo editor de qualidade

THE NEW YORK TIMES

Estão saindo do papel as mudanças propostas em 30/7 pelo grupo de jornalistas do Comitê Siegal, do New York Times, com a finalidade de evitar novos escândalos como os de Jayson Blair (o repórter que inventou fontes e notícias e desencadeou grave crise no jornalão) ou Rick Bragg (que assinava reportagens feitas por estagiários).

Allan M. Siegal é novo standards editor (editor de padrões), ou editor de procedimento e qualidade ? cargo inédito no Times, que supervisionará os padrões jornalísticos do jornal, bem como as correções. Siegal chefiou o comitê de 28 pessoas que investigou o escândalo Blair e produziu um dossiê de 94 páginas com as principais medidas a serem tomadas. Ele continuará no cargo de subeditor-administrativo, segundo a Editor & Publisher [9/9/03].

“As qualidades de Al [Allan Siegal] para o cargo são irrefutáveis: integridade, bom senso, graça e rica memória dos precedentes dos quais nossos padrões dependem”, disse Bill Keller, editor-executivo, em comunicado oficial.

O jornal planeja ainda nomear um “editor público”, espécie de ombudsman, segundo um porta-voz, e o “editor de desenvolvimento de carreira”. Os três cargos foram sugeridos pelo dossiê produzido pelo Comitê Siegal.

Leia também

A volta por cima

Novo editor anuncia mudanças

O relatório do Comitê Siegal