Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jayson Blair nas telinhas…

THE NEW YORK TIMES

Depois de publicar artigo na revista Jane e quase ganhar espaço na Esquire, o polêmico Jayson Blair está a caminho da TV. John Maas, produtor de Hollywood, está fechando acordo com a Showtime para um filme de TV sobre o repórter. Segundo Howard Kurtz [The Washington Post, 8/9/03], Maas disse que espera ter a cooperação de Blair, mas tentará produzir o filme de qualquer maneira. “Numa história sobre um garoto cuja credibilidade deve ser questionada, você precisa tomar muito cuidado com a sua própria”, afirmou Maas.

O produtor reconhece que a história não é ampla o suficiente para chegar ao nível de um filme de TV aberta, mas “é uma ótima história de interesse humano”, sobre “por que alguém naquela posição fez o que ele fez”.

 

Jayson Blair deve ganhar algumas centenas de milhares de dólares pela publicação do livro Burning Down My Master?s House: My Life At The New York Times (algo como “Destruindo a casa de meu mestre: minha vida no New York Times“).

“Há jornalistas por aí que trabalham arduamente e nunca terão um pagamento como este. Vivemos numa sociedade que recompensa atitudes indesculpáveis”, reclama o colunista do Times Clyde Haberman, que denunciou o negócio.

A editora New Millennium Press vai lançar a obra em março de 2004, com tiragem de 250 mil cópias, segundo nota do USA Today [11/9]. A companhia é de Los Angeles, pois nenhuma editora nova-iorquina se interessou em publicá-la. A explicação é simples: o sucesso de um livro em Nova York depende em grande medida da crítica publicada a respeito no Times.