DOMINGO ILEGAL
Luiz Carlos Ramos (*)
Justiça ou censura prévia? É claro que se trata de Justiça.
Finalmente as instituições e a opinião pública do país assumiram uma posição concreta de combate ao lixo da TV. Na verdade, o que ocorreu no Domingo Legal, do SBT, foi um crime. Ou melhor: uma série de crimes. Quem comete crimes tem de responder perante a Justiça, seja jornalista, dono de emissora ou camelô.
O sr. Augusto Liberato, que seguiu o caminho de seu patrão, aprendendo a badalar os donos do poder em troca de favores, tinha a esperança de ser o Silvio Santos do novo milênio, tendo grudado nos políticos tucanos para obter emissoras de TV. Na busca do sensacionalismo, ele já vinha exagerando. Agora, entretanto, ao forjar entrevista de membros do PCC com ameaças a pessoas conhecidas, ao incitar a violência, Gugu partiu para as raias do absurdo.
Não confundir o combate a essas atitudes com outro tipo de atitude: a censura prévia, esta típica de países sob ditadura de esquerda e de direita. Liberdade de expressão é uma coisa, liberdade de praticar crimes é outra. O que se faz no SBT de Gugu não é jornalismo. É caso de Justiça, é caso de polícia. E outros membros da turma do lixo na TV devem interpretar essa reação da sociedade como um forte e expressivo recado: basta!
(*) Jornalista, professor de Jornalismo e escritor
Juca Kfouri (*)
É uma medida preocupada em proteger a sociedade.
(*) Jornalista