THE INDEPENDENT
Claire Cozens, do Guardian, revela em matéria de 17/9 que o diário britânico Independent deve lançar versão em formato tablóide no final deste mês. A direção do jornal nega que esse plano exista, mas os rumores nos círculos de imprensa ingleses são grandes. A edição com páginas grandes seria mantida e, inicialmente, o novo diário deve ser vendido somente na região da capital Londres.
O Independent, que registrou queda de circulação de 3,5% em 2003, já vinha há algum tempo considerando a possibilidade de se relançar em formato mais popular e a um preço menor. O sucesso do francês Libération, que segue essa fórmula, pode ter ajudado a convencer o jornal. Se ocorrer de fato, esta será a transformação mais radical da imprensa britânica desde o lançamento do tablóide Today, em 1985, com impressão totalmente colorida.
Nos EUA, o lançamento de tablóides por jornais de formato tradicional na tentativa de atingir público maior já é algo comum. O Chicago Tribune e o Chicago Sun-Times optaram por esse caminho e The Washington Post deve lançar seu Express ainda neste ano.