Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O ex-clusivo

REFLEXÕES AZUIS

Ilda Nogueira (*)

O senhor Exclusivo é um homem já de idade, cansado e não suporta mais carregar o peso da história. Engana-se quem pensa que falarei mal da todo-poderosa global. Com a morte do rei, a "luz azul" não tem mais emitido seus raios maléficos ? como fez por tanto tempo. Agora tem se passado por boazinha e preocupada com os rumos que o Brasil vem tomando. Não teria aquela "luz azul" algo mais interessante para colocar no ar que não fossem as charges do Lulinha e sua orquestra? Até em Marte já receberam avisos que na banda do presidente são todos desafinados. Químicos consultados declararam que, para os habitantes daquele planeta, existem grandes possibilidades de reações explosivas na fanfarra presidencial.

Com a notícia, os nossos amigos verdes de Marte estarão prontos para hospedar bicudas aves com asas depenadas e estrelas vermelhas engessadas ? dentre outros ícones da representação partidária.

Retomando às TVs, todas concessões públicas: depois de ver o povo tomar os genéricos e usar os protetores contra os raios ultra-azuis, muitas coisas mudaram. As amigas invejosas, por exemplo, inventaram uma coisa de tarja preta. Drogas de tarja preta, você sabe, só podem ser adquiridas com receita médica, claro que de mentirinha ? mas é assim que diz a lei. Comunicado: o abuso desse veículo pode causar dependência. Então conceberam essa tarja preta, colocada no canto da tela, muito parecida com o que se lê nos avisos do controlado.

Filme de terror

Infelizmente, a coisa se alastrou assim ? como se propagam as epidemias nesse país. Em todos os canais abertos lá estão eles: "exclusivo". Até mesmo as revistas dos intelectuais, por exemplo uma revista de amigos, faz uso continuo das drogas sem medo de causar aborrecimento aos leitores. Já nas TVs a coisa se complica. Experimente trocar de canal e você continuará vendo a mesma imagem.

Se sua TV tiver meios de sintonização de canais simultâneos, certamente você ficará sem compreender como a mesma imagem persiste na tela. O caso não é motivo para um sanatório, mas sim o "ex-clusivo" em cores com transmissão via satélite.

Esses episódios podem lembrar um filme de terror. A cena fica te seguindo e não adianta fugir. São como as produções americanas: ruins e só desejam vender. Alguns exemplos de "ex-clusivos":

** "Criança encontrada com a cabeça decepado em frente ao colégio de freiras".

** Ex-clusivo: "Esgoto transborda em plena Av. São Paulo e demonstra as condições precárias da tubulação".

** Ex-clusivo: "Brasília é incendiada, enquanto o Corpo de Bombeiros comemorava o terceiro dia de greve".

** Ex-clusivo: "Mulher morre depois de ser espancada pelo filho".

** Ex-clusivo: "Novo emagrecedor elaborado pelo Dr. Kanishi".

Com licença, isso é propaganda! Claro que sim. Ah! Deixa isso pra lá ? é tudo exclusivo mesmo. Droga! Perdemos o patrocinador.

Será que não está na hora de aposentar o senhor Exclusivo? Por favor, não venham dizer que seus direitos adquiridos foram cassados pela Reforma da Previdência.

(*) Estudante de Jornalismo, Belo Horizonte