Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Da arte de ser e não ser

QUEM É MÍDIA?

Alberto Dines

Tem cara de revista, papel de revista, anúncios de revista, teor de revista, periodicidade de revista e comportamento de revista ? e quando se diz revista, pensa-se num dos segmentos da mídia. Então, por que CartaCapital apresenta-se como se não fizesse parte do sistema midiático?

A capa da edição n? 258 (17/9/03) do esplêndido semanário tem a seguinte chamada: "A reforma ministerial (segundo a mídia)".

O subtítulo é muito esperto: "Ainda distantes as mudanças reais, jornais, tevês e rádios demitem e nomeiam integrantes do primeiro escalão".

E por que não inclui revistas já que suas últimas edições estão carregadas de notinhas e "notonas" demitindo e nomeando, fritando e esquartejando integrantes do primeiro escalão? Simplesmente porque se mencionasse revistas, CartaCapital não poderia manter-se distante do bolo. Ou manada.

Mas a verdade é que a revista, a pretexto de criticar as jogadas dos
lobbies políticos e seus mensageiros na imprensa, faz exatamente
isto ? demite, nomeia, frita, esquarteja e queima tal e qual os crucificados
coleguinhas.

 

PICADEIRO

O governo Garotinho também pagou por reportagens, a diferença é que deu um jeito de explicar que foi engano e já está corrigido. Resta saber se a entrevista da senhora governadora Garotinho à IstoÉ (24/9, pp. 9-11) foi com nota ou sem nota. Pelo título "Rosinha paz e amor" e pelo teor rigorosamente submisso alguém levou algum. O intercâmbio começou há algumas semanas.