Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Um novo protagonista

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Fórum Social Mundial: a história de uma invenção política, Editora Fundação Perseu Abramo <http://www.fpa.org.br>, São Paulo, 2003, 176 pp. Preço: R$ 22.


[do release da editora]


"Então, um novo protagonista entrou em cena com a força e o simbolismo necessários para produzir uma reviravolta na situação política. Em 30 de novembro de 1999, quando da reunião ministerial da OMC em Seattle, nos Estados Unidos, 50 mil manifestantes bloquearam a cidade. O encontro teve que ser suspenso e a abertura de uma nova rodada de negociações para a liberalização comercial adiada. O fracasso da reunião da OMC era o resultado não só dos protestos populares como também de conflitos de interesses entre países-chave." (José Corrêa Leite)


A Editora Fundação Perseu Abramo está lançando Fórum Social Mundial: a história de uma invenção política, do jornalista e professor José Corrêa Leite, um dos organizadores dos fóruns de Porto Alegre. A obra mostra a trajetória do movimento global por justiça e igualdade social desde as primeiras manifestações em Seattle (EUA) até o recente Fórum Social Mundial (FSM) realizado em Porto Alegre.

José Corrêa Leite, que já foi editor do jornal Em Tempo, integra a ONG Attac (Associação pela Tributação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos), o que o levou a participar da secretaria e do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, atuando ativamente na organização dos eventos ligados ao FSM no Brasil. É também organizador da coletânea Marxismo, modernidade e utopia, com textos de Michael Löwy e Daniel Bensaïd (São Paulo, Xamã, 2000), e, com Isabel Loureiro e Maria Elisa Cevasco, escreveu O espírito de Porto Alegre (São Paulo, Paz e Terra, 2003).

"O Fórum Social Mundial é uma das grandes inovações políticas atuais. Ele estabelece uma nova forma de fazer política, um espaço que tem como referência a idéia de rede, estruturada horizontalmente, e não a pirâmide hierárquica, de modo a reduzir os pontos de disputa e potencializar a dinâmica de encontro, diálogo e colaboração", diz o autor.

Por se tratar de um espaço aberto e de diversidade social, ideológica e política, a relação do movimento com os poderes públicos e com as instituições ganha novos contornos: "Os partidos políticos são deslocados do centro da cena para a condição de coadjuvantes e nenhuma assembléia ou resolução final pretende falar pelo conjunto dos presentes", afirma Corrêa Leite, que completa: "A diversidade é aí respeitada e valorizada como uma força, e não uma debilidade do movimento; se "um outro mundo é possível", será "um mundo onde caibam muitos mundos".

Diferentemente de outras publicações sobre o movimento global, que abordam principalmente textos, autores e idéias que deram luz ao FSM, este novo livro coloca o Fórum como protagonista de uma trama social em que se envolvem ONGs, instituições e governos, com elementos da conjuntura internacional, como a crise da globalização econômica, a retomada belicista dos Estados Unidos e a implementação da Alca. Fórum Social Mundial: a história de uma invenção política faz parte da coleção Brasil Urgente, da Editora Fundação Perseu Abramo.