Saturday, 28 de September de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1307

The New York Sun sem esperanças

JORNAIS NOVA-IORQUINOS

Lançado há 18 meses, The New York Sun, jornal conservador que atenderia a um público insatisfeito com a suposta tendência liberal do New York Times, é um grande fracasso. Atualmente, ele tem venda diária de 26 mil exemplares, uma piada perto de 1,82 milhão do Wall Street Journal, 1,13 milhão do Times, 737 mil do New York Daily News e 620 mil do New York Post.

Apesar do mau começo, o Sun, que pertence ao magnata canadense Conrad Black, tem uma campanha de marketing agressiva. Uma de suas propagandas diz "O New York Sun é o jornal metropolitano que mais cresce na América".

"Dados internos mostram que esperamos chegar a uma circulação de 50 mil até o fim do ano", disse porta-voz do diário à reportagem do Independent [28/10/03]. Fontes do mercado editorial consideram isso uma fantasia e dizem que o projeto é pura perda de dinheiro. Como a situação é difícil de ser revertida, resta saber por quanto tempo The New York Sun ainda existirá.

O filho de Rupert Murdoch e publisher do New York Post, Lachlan Murdoch, está se esforçando para desmentir a informação de que o jornal está dando prejuízo de US$ 40 milhões ao ano. A notícia foi dada pelo New York Daily News [28 e 29/11/03], que recebeu uma carta dele reclamando, o que demonstra sua preocupação.

Lachlan confirmou aproximadamente o valor em entrevista gravada a Ken Auletta, da revista New Yorker. O repórter de mídia está escrevendo um livro em que afirma que o New York Post já fez Murdoch perder US$ 500 milhões desde 1975, quando o comprou. O dado já saiu na New Yorker, que tem fama de apurar com muito cuidado suas reportagens.