Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Comunicação pública e participação social

SEMINÁRIOS BB

Luiz Egypto

O Seminário de Comunicação do Banco do Brasil realiza-se desde 1994, sempre nos meses de outubro ou novembro. Já foram realizadas nove edições, alternando-se os debates em Brasília, Rio e São Paulo. O seminário deste ano seria a 10? versão não fosse a interrupção do programa em 1998.

A organização dos seminários esteve, primeiro, a cargo do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp) e em seguida passou ao Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Os anais desses seminários estão publicados nos seguintes volumes:

** Jornalismo brasileiro: no caminho das transformações (seminários de 1994-95)

** Estado, mercado e interesse público (seminário de 1996-97)

** Espaços na mídia: história, cultura, esporte (seminários de 1999-2000)

** A mídia e o dilema da transparência (seminário de 2001)

** "Um mundo em mudanças: o espelho da mídia (seminário de 2002)

Todos os textos estão disponíveis na estação Publicações, da Sala de Imprensa do portal do Banco do Brasil, em <http://www.bb.com.br/appbb/portal/bb/si/pbcs/Publicacoes.jsp>

A seguir, o programa do 9? Seminário de Comunicação Banco do Brasil, realizado em Brasília entre 5 a 17 de outubro de 2003 sob o tema central "Mídia, comunicação pública e participação social"

Quarta-feira ? 15/10/03

19horas ? Conferência de Abertura: Luiz Gushiken (Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica): "Comunicação Pública: o diálogo do Governo com a sociedade"

Quinta-feira ? 16/10/03

9h30 às 10h30 ? "A mídia como questão de interesse nacional" ? Roberto Muller (ex-diretor da Gazeta Mercantil e diretor da Editora Segmento), Walter de Mattos Jr. (presidente do jornal Lance!)

11h15 às 12h15 ? "Mídia pública: alternativa e participação da sociedade" ? Eugênio Bucci (presidente da Radiobrás), Laurindo Leal Filho (presidente da ONG TVer ? Televisão e Responsabilidade Social)

15h às 16h ? "A imprensa como instituição pública: os casos Jayson Blair e David Kelly (The New York Times e BBC) ? Bernardo Ajzenberg (ombudsman da Folha de S.Paulo), Bernardo Kucinsky (assessor especial da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica ? Secom)

16h45 às 17h45 ? "Além da grande imprensa" ? Arnaldo César (editor-executivo de O Dia), Raimundo Pereira (editor da revista Reportagem)

Sexta-feira ? 17/10/03

9h30 às 10h30 ? "Vilões ou heróis da eficiência: a cobertura do sistema financeiro" ? Luiz Nassif (colunista da Folha de S. Paulo), Ivoncy Ioschpe (presidente do Instituto de Estudos de Desenvolvimento Industrial ? Iedi)

11h15 às 12h15 ? "O leitor na Era da Informação: saturação ou contextualização?" ? Chaim Samuel Katz (psicanalista e escritor), Dênis de Moraes (professor)

15h às 16h ? "O papel da comunicação corporativa na responsabilidade social" ? Elio Zanetti (Fundação Boticário), Paulo Nassar (Aberje)

16h45 às 17h15? "Crise da mídia e saídas para o jornalismo" ? Alberto Dines (Observatório da Imprensa)