Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

MTV não cumpre acordo com MP

DIA DA CRIANÇA

José Vicente Dias (*)

A MTV Brasil não cumpriu o acordo feito com o Ministério Público do Estado de S.Paulo, firmado no começo do ano, que previa uma programação especial no Dia das Crianças e que deveria ser veiculada no dia 12 de outubro, das 12h às 22h.

Conforme ficou acertado entre as partes, a emissora faria uma "campanha sobre os problemas da infância e da adolescência", segundo Zico Góes, diretor de programação da MTV Brasil e, em troca, o MP desistiria de prosseguir com ação judicial que tramita na Justiça contra a emissora, condenada em primeira instância a pagar indenização de R$ 7,5 milhões.

A MTV estava sendo processada por ter "exibido no ano passado vinheta em que apareciam imagens subliminares de mulheres em práticas sadomasoquistas" (Folha, 25/9/03).

Fitas gravadas

Foi uma das descobertas mais bizarras que já fizemos em vários anos de pesquisa na área do subliminar visual, e por isso nossa organização foi a primeira a denunciar a polêmica vinheta ao Conar e no sítio da ONG. Encontramos nada mais nada menos do que 180 frames em pouco mais de 30 segundos do comercial, em sua maioria, com temática erótica e sadomasoquista.

A "campanha" prometida pela MTV restringiu-se a rápidas participações de artistas, depoimentos de crianças e reportagens sobre o tema ? nada das "10 horas de sua programação", conforme anunciado por um dos diretores da emissora, Zico Góes, quando afirmou que "das 12h às 22h todos os programas, vinhetas e intervalos dessa faixa serão dedicados à campanha".

Quem assistiu à MTV no Dia das Crianças, esperando uma campanha especialmente dedicada às crianças, como acontece todos os anos na Globo e no SBT, por exemplo, decepcionou-se ao constatar que a programação foi normal, salvo algumas poucas participações de VJs nos intervalos falando sobre o "Pacto", além de dois programas que traziam no título a expressão "Pacto MTV", como registrou a Folha Ilustrada, que traz a programação das TVs abertas e pagas.

Nós, da Mensagem Subliminar, entendemos que a emenda ficou pior do que o soneto, uma vez que crianças e adolescentes que assistiram à programação ? na esperança de ver algo diferente no seu dia ? ficaram frustrados e, o pior, expostos a videoclipes com forte apelo erótico e incitação à violência, sem falar da apologia ao suicídio, ao homicídio e ao uso de drogas ? características comuns da maioria das bandas freguesas da emissora. A ONG tem as fitas gravadas de toda programação da MTV do Dia das Crianças.

(*) Presidente da ONG Estudos e Pesquisas em Mensagem Subliminar <
http://www.mensagemsubliminar.com.br
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