JORNALISMO & ENTRETENIMENTO
Os jornalistas da BBC se juntaram à crítica de Nick Higham, ex-correspondente de mídia e arte da corporação, de que há muita reportagem "insignificante e trivial" sobre entretenimento e esportes em boletins de notícia.
Higham revelou que funcionários da elite administrativa da BBC pediram que ele ficasse quieto em relação ao assunto, mas isso não o impediu de lançar novo ataque ao "pacto faustiano" entre organizações noticiosas e relações públicas do entretenimento. Segundo Ciar Byrne [The Guardian, 3/11/03], Higham disse ter sido notificado "pela Administração de que, quanto a esse assunto, um período de silêncio seria bem vindo".
"Concordo com o que diz Nick Higham… de que os boletins de notícia incluem muita notícia de celebridades e entretenimento", disse Jim Anderson, da BBC Sport, em carta à revista Ariel, da corporação. Apesar de trabalhar para o braço esportivo da BBC, Anderson disse que esportes não deveriam ser tão aprofundados e substituir notícias propriamente ditas.
Publicitários do entretenimento controlam acesso a celebridades e eventos, obrigam organizações noticiosas a usarem imagens que não suas próprias e proíbem jornalistas de fazer "perguntas duras", segundo Higham. "Em nenhuma outra área de cobertura aceitaríamos restrições desse naipe. Imagine a reação se um partido político tentasse o mesmo", afirmou, alertando para o risco de os noticiários se converterem em "uma atividade puramente complacente e comercial".